Somos reconhecidos pelos nossos
Centros de Referência

O Hospital da Baleia possui centros especializados em atendimentos referências em Minas. Conheça um pouco do que o Baleia pode fazer de melhor por você:

Iniciado em 1982 com o tratamento de pacientes adultos e, posteriormente (2003), estendido a pacientes pediátricos, o Hospital da Baleia é uma instituição credenciada para atender pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo, também, pacientes de diversos convênios médicos. Para melhor integrar este serviço, foi criado o Centro de Oncologia e Radioterapia que funciona em 2 prédios contíguos do nosso Complexo Hospitalar: Unidade Antônio Mourão e Radioterapia. O Centro é altamente especializado e atua desde a detecção da doença, passando por cirurgias, tratamentos quimioterápicos e radioterápicos, que somam quase 45 mil sessões por ano, até o acompanhamento pós-tratamento do paciente. A equipe é formada por profissionais multidisciplinares que dedicam seu tempo e conhecimento específico para cada caso. São médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos que cuidam de pacientes de várias partes do Estado.

A Ortopedia do Hospital da Baleia faz parte da história da Instituição e teve como seu precursor o professor José Henrique da Matta Machado. Referência em atendimento ortopédico adulto e infantil em Minas Gerais, o Baleia foi primeira instituição, no Brasil, a implantar residência médica nesta especialidade. O tratamento é integral e inclui atendimentos ambulatoriais e cirurgias para retirada de tumores e colocação de próteses, quando necessário. São algumas das sub-especialidades tratadas no Baleia: Alongamento e Reconstrução de Membros, Ortopedia Oncológica, tratamento para pé torto congênito (PTC), Osteometabólica e Traumatologia.

Considerado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia a mais completa alternativa de substituição da função renal, o transplante é realizado no Hospital da Baleia desde 2002. Uma das referências estaduais do Baleia, o centro se divide nos serviços de Hemodiálise e Transplante Renal. O primeiro conta com 2 grandes salões com capacidade para realizar mais de 40 mil sessões por ano. O segundo possui uma equipe multidisciplinar com 18 anos de experiência, além de estrutura preparada para realizar transplante renal em adultos e crianças. São diferenciais do centro a realização de transplante renal de doador vivo e falecido, ambulatório pré e pós-transplante, experiência em duas modalidades de diálise peritoneal e ter em sua equipe um enfermeiro exclusivo para atendimento aos pacientes transplantados.

O Centro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital da Baleia, um dos serviços mais completos de BH, oferece espaço exclusivo para atendimento e vantagens para pacientes que buscam qualidade de vida. A equipe é renomada e possui uma vasta experiência na área. O centro oferece apoio terapêutico pré, durante e pós-cirurgia de nutricionista, psicólogos e fisioterapeuta. O procedimento bariátrico possui um alto índice de alta precoce, podendo o paciente ser liberado com menos de 2 dias após à cirurgia.

Um dos maiores centros do país, o Centrare é referência em tratamento de deformidades do crânio e da face. Também conhecidas como lábio-leporino, deformidade que acomete um grande número de pacientes atendidos, as fissuras na região do lábio e do palato (VER SUPRESSÃO) são ocasionadas pela malformação destas estruturas quando a criança ainda está em gestação. Trata-se de uma doença congênita, que acomete 1 a cada 650 crianças nascidas no Brasil. O acompanhamento é feito desde a gestação até a vida adulta. Além das questões funcionais e estéticas, são tratados aspectos psicológicos, como a autoestima com o apoio constante de equipe dedicada exclusivamente formada por assistente social, cirurgião buco-maxilo-facial, cirurgião plástico, enfermeiros, fonoaudiólogo, nutricionista, otorrinolaringologista e psicólogo.

Mais 8.000 crianças já foram atendidas pelo CENTRARE desde a sua criação. Para que continuemos atuando, temos, ainda, a parceria com a ONG norte-americana, Smile Train.

Smile Train

O atendimento pediátrico está no DNA do Hospital da Baleia que foi criado com o intuito específico de atender às crianças carentes do Estado. Hoje, a maioria das especialidades médicas é voltada para esse público. Além de uma Ala de Internação dedicada, temos um CTI com equipe específica para atendimento dos pequenos que necessitem de maior atenção. Conheça algumas sub-especialidades:
  • Tratamento do pé torto congênito
  • Oncologia Pediátrica
  • Centrare (tratamento de fissura labiopalatal)
  • Transplante renal pediátrico