Lançados livros de crianças do Baleia

Cerimônia aconteceu na terça-feira, 28/1, no Clube Olympico. O projeto é realizado em parceria com a plataforma educacional Estante Mágica.

Minimizar as dificuldades diárias em ter que lidar com agulhas, soros, medicamentos e o mal-estar de um tratamento de câncer por meio da narrativa de histórias divertidas e criativas é o grande objetivo da parceria entre o Hospital da Baleia e Estante Mágica, plataforma educacional para escolas que transforma alunos em autores do próprio livro. Implantado pela primeira vez fora do ambiente escolar no ano passado, o projeto que foi um sucesso e continua rendendo bons frutos. Sete pacientes lançaram seus livros infantis, em uma cerimônia no Clube Olympico.

O projeto promove a escrita por crianças em tratamento de câncer no Baleia e contam com a ajuda de educadoras voluntárias para a criação dos personagens, construção das histórias e ilustrações dos livros. Os encontros entre as crianças e as educadoras aconteceram nos dias de tratamento dos pacientes, no hospital, e o cronograma para a escrita é alinhado com os pais. Depois de prontos, os textos e as ilustrações, as obras são encaminhadas à Estante Mágica, que fez a editoração e produção dos livros.

Segundo a gerente de Mobilização de Recursos do Hospital da Baleia, Danielle Ferreira, por causa do tratamento, muitas crianças precisam se ausentar da escola. Por isso, o principal objetivo do projeto é fomentar a educação e a cultura, além de criar nos pequenos um vínculo com a leitura.

“Muitas crianças são do interior e acabam se afastando da escola no período do tratamento. Para que elas não percam este contato com a aprendizagem e continuem vivendo o lúdico, o projeto se mostra essencial, com um significado que ultrapassa o cuidado médico”, destaca. 

Para a educadora voluntária do projeto, Cláudia Márcia, o momento da escrita é muito importante para as crianças expressarem o que estão enfrentando, além de aprenderem brincando.

“Nosso trabalho com os pequenos é de muita alegria e descontração. Eles adoram. Em um momento tão delicado para eles e suas famílias, transformar o hospital em um ambiente lúdico e educativo é extremamente positivo. Além disso, é uma forma das crianças colocarem para fora suas angústias e relatar suas experiências”, afirma.

As pessoas interessadas podem adquirir exemplares dos livros nos sites: www.lojinha.estantemagica.com.br e www.estantemagica.com.br/amigos

Conheça as publicações:

Paciente Idade Título do Livro
Iago Gabriel Pereira dos Santos 11 anos Iago, o Super-Coração, e seu arqui-inimigo, o Dr. Osteossarcoma.
Maike Jonathan de Almeida Gomes (Em memória) 11 anos O menino que venceu o monstro do câncer
Guilherme Cristiano Alves Lopes 7 anos A Festa no Monte
Ana Cecília Pires Martins 6 anos A menina aventureira: Ana Cecília e seu cachorrinho Teo
Richard Ryan trigueiro Santos 7 anos O Menino e o Circo
Juan Pablo Damasceno Oliveira de Queiroz 7 anos A Ilha
Luã Vinicyos Barbosa Medeiros 12 anos O pequeno guerreiro

Sobre a Estante Mágica

Criada em 2012 como plataforma educacional para escolas, transforma alunos em autores do próprio livro. Com parcerias com escolas públicas e particulares em todo o Brasil, já deu oportunidade para mais de 400 mil crianças e jovens escreverem os próprios livros. A startup faz com que as crianças desenvolvam a habilidade de escrever, em um processo de aprendizagem estimulante e de alto impacto social.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!