Boas-vindas aos novos residentes.

Instituição recebe profissionais para especialização médica.

Por meio de um dos mais tradicionais Programas de Residência Médica do país, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (Nepi) do Hospital da Baleia recebeu hoje, 2/3, os novos residentes médicos que vão se especializar em 7 clínicas. O momento de integração ocorreu com a presença da diretora presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, Tereza Guimarães Paes, a superintendente geral da Instituição, Simone Libânio, e o diretor clínico, Dr. Mozar de Castro Neto.

Tereza aproveitou para falar sobre a tradição do ensino do Baleia, reforçando que a área de atuação sempre esteve presente no DNA da Instituição. “Nosso Hospital foi, por exemplo, o primeiro a oferecer oportunidade de especialização para médicos recém-formados, muito antes da regulamentação da Residência Médica como modalidade de ensino de pós-graduação”, reforçou.

Simone falou sobre a localização da Instituição, em meio a uma área de mata preservada, algo que contribuiu muito para o ensino, já que os residentes saem de um ambiente caótico do centro urbano da capital.

Dr. Mozar informou as diretrizes hospitalares, como a importância da alta médica no horário definido pela Instituição, contribuindo para o fluxo de atendimento na Internação.

Os novos residentes receberam diversas instruções sobre como funciona o programa, o serviço médico, a equipe de Enfermagem, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o Marketing e Comunicação da Instituição e informações sobre bolsa de estudo, crachá, horários, entre outros. A ocasião também serviu para que conhecessem os colegas com quem vão trabalhar durante o período de especialização.

Sobre o Programa de Residência Médica do Baleia

O Baleia faz parte da história da criação da residência médica. De O primeiro médico mineiro com formação em Ortopedia foi o professor José Henrique da Matta Machado, graduado em Belo Horizonte em 1938 e com especialização nos EUA. Na década de 1950, ele assumiu o serviço de Ortopedia do Baleia, onde instalou o primeiro programa de pós-graduação do país muito antes da regulamentação da Residência Médica (Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977). Em 1999, o Baleia implantou o seu Programa na Instituição e, até hoje, participa da formação de mais de milhares de profissionais.

Especialidades Credenciadas pelo Governo Federal para o Programa de Residência Médica:

  • Cancerologia Clínica;
  • Cancerologia Pediátrica;
  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Plástica;
  • Mastologia;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Urologia.

Sobre o Ensino no Baleia

O ensino nasceu da necessidade de formar novos médicos para atender às demandas da Ortopedia, à época, mas logo expandiu para a formação em outras especialidades médicas, trazendo também a pesquisa. Assim, em 2003, foi criado o Nepi, setor que coordena as atividades de formação, estágios e internatos.

Hoje, o Baleia é certificado pelos Ministérios da Educação e Cultura e da Saúde como Hospital de Ensino. Além do Nepi, a Instituição possui a Comissão de Residência Médica (Coreme), que coordena, organiza, supervisiona e acompanha todos os Programas da Instituição, e o Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), que busca contribuir para a qualidade das pesquisas realizadas por profissionais do Hospital.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!