

A FBG já nasceu com forte vocação para o ensino e pesquisa. Desde o início, a Instituição se pautou na formação de novos médicos, sendo, inclusive, uma das pioneiras na criação de programas de pós-graduação nos moldes existentes hoje.
O Baleia é certificado pelos Ministérios da Educação e Cultura e da Saúde como Hospital de Ensino. Para coordenar as atividades de formação, estágios e internatos na área de saúde, o Baleia conta com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (NEPI). Junto ao Núcleo, atuam a Comissão de Residência Médica (COREME) e o Comitê de Ética e Pesquisa (CEP).
Criado em 2003, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (NEPI) do Hospital da Baleia tem a missão de gerar e disseminar o conhecimento, qualificar novos profissionais e promover um ambiente que favoreça a atração e a retenção de talentos para a Instituição.
O NEPI, tem como objetivos estratégicos formar recursos humanos para a saúde, gerando conhecimento e inovação por meio da pesquisa e avaliação de novas tecnologias em saúde e promover ações de ensino, pesquisa e extensão no contexto institucional.
O ISMD com sua expertise e excelência no ensino superior, além de conduzir o Núcleo Avançado de Dermatologia que funciona no prédio Maria Ambrosina, também passa a coordenar as atividades de formação, estágios e internatos na área de saúde, contribuindo para o aprimoramento administrativo acadêmico do Núcleo de Ensino e Pesquisa.
O Hospital da Baleia e o ISMD desenvolveram mais de 100 cursos em diversas áreas. Para ficar por dentro de todos os cursos, acesse o site www.ismd.com.br e saiba mais.
A Comissão de Residência Médica (COREME) coordena, organiza, supervisiona e acompanha todos os Programas de Residência Médica da Instituição, atuando em conformidade com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) – Resolução CNRM n.º 15/82.
O grupo é composto por profissionais de reconhecida competência ética e profissional, portadores de títulos de especialização devidamente registrados no Conselho Federal de Medicina, ou habilitados ao exercício da docência em Medicina, de acordo com as normas legais vigentes.
O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Hospital da Baleia vem exercendo um papel consultivo e, em especial, um papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da Instituição, promovendo a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade.
O CEP busca contribuir para a qualidade das pesquisas, discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e social da comunidade e valorizar o pesquisador, que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.
Clique aqui e veja como submeter seu projeto de pesquisa ao CEP do Hospital da Baleia.
O Baleia faz parte da história da criação da residência médica no país como entendemos hoje. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), o primeiro médico mineiro com formação em Ortopedia foi o professor José Henrique da Matta Machado, graduado em Belo Horizonte em 1938 e com especialização nos EUA. Na década de 1950, ele assumiu o serviço de Ortopedia do Hospital da Baleia, onde instalou o primeiro programa de pós-graduação do país muito antes da regulamentação da Residência Médica (Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977). Em 1999, o Baleia implantou o Programa de Residência Médica na Instituição e, até hoje, participa da formação de mais de milhares de profissionais.
Especialidades Credenciadas pelo Governo Federal para o Programa de Residência Médica:
- Cancerologia Clínica;
- Cancerologia Pediátrica;
- Cirurgia Geral;
- Cirurgia Plástica;
- Mastologia;
- Ortopedia e Traumatologia;
- Urologia.
Mais informações sobre os programas de Residência Médica podem ser obtidas no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (NEPI), pelo telefone (31) 3489-1633 ou pelo e-mail - nep.coreme@hospitaldabaleia.org.br