Hospital da Baleia alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama Hospital da Baleia alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama – Hospital da Baleia

Hospital da Baleia alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Conhecido mundialmente como um mês marcado por ações que visam à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa é uma oportunidade de promover a conscientização sobre essa doença que, por ano, atinge milhares de mulheres. De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. É também o câncer que mais mata. Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama. “Uma boa dieta, evitar o cigarro e o uso excessivo de álcool, praticar exercícios físicos e visitar o médico regularmente são dicas simples, importantes e extremamente eficazes de como evitar a doença”, explicou a coordenadora da Mastologia da Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia, Dra.Claudia Márcia e Silva. Um estudo divulgado pelo INCA este ano ainda destaca que cerca de 13% dos casos de câncer de mama, em 2020, no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências), poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.


Sinais e sintomas
A mastologista ainda aponta os primeiros sinais e sintomas da doença e reforça que, quando descoberto no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura, dependendo do tipo de tumor. Os principais sinais e sintomas são: nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, tanto em mulheres quanto em homens; presença de secreção mamilar, sanguínea ou transparente como “água de rocha”; pele da mama avermelhada ou parecida com “casca de laranja”; inversão mamilar.
“É muito comum as pacientes perceberem essas alterações, porém, não procuram um profissional, justamente, porque, no início, o câncer de mama é indolor. Portanto, ao perceber qualquer alteração na sua mama, vá ao mastologista, procure uma ajuda médica. Nesta fase conseguimos oferecer tratamentos precoces, menos mutilantes e chegar à cura. Importante lembrar que o câncer de mama tem cura”, afirmou Dra.Claudia Márcia e Silva.

Faixa no prédio principal do Hospital da Baleia em apoio ao Outubro Rosa.

Hospital da Baleia
O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.