Hospital da Baleia amplia atendimento odontológico aos pacientes Hospital da Baleia amplia atendimento odontológico aos pacientes – Hospital da Baleia

Hospital da Baleia amplia atendimento odontológico aos pacientes

Postado em 9 de maio de 2022

O cuidado odontológico em pacientes hospitalizados contribui para a prevenção de agravos e melhora condição sistêmica do paciente

Além de realizar atendimentos odontológicos em pacientes adultos e crianças nos leitos de enfermaria e CTI, o Hospital da Baleia amplia atendimento para 2 consultórios odontológicos na instituição.

 Um localizado na unidade dedicada aos pacientes oncológicos adultos e pediátricos e o outro (localizado em outro prédio do hospital) destinado aos pacientes do Centrare (Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais), além de pacientes internados e ambulatoriais da Oncologia Pediátrica e Convênios.

De acordo com a dentista do Hospital da Baleia, Juliana Grossi, cerca de 20 pacientes são atendidos por dia no Hospital da Baleia, com a ampliação do atendimento para os consultórios, esse número dobrará. “Sem contar o conforto que será proporcionado ao paciente, uma vez que, não será necessário deslocamento para realização de procedimentos de alta e média complexidade, urgências e radiografias que antes eram feitas fora do hospital”, conta.

A dentista ainda afirma que, além do ganho assistencial para o paciente, há o benefício financeiro, já que o giro de leito torna-se maior, “o tempo de internação do paciente reduz e com isso os custos operacionais também,” afirma.

Juliana Grossi assegura que, os consultórios contam com equipamentos de ponta à disposição dos pacientes. “Se precisar realizar uma radiográfica odontológica, por exemplo, contamos com Raio-X portátil e um sistema computadorizado de imagens digitais em alta resolução, permitindo diagnósticos mais precisos, sem que o paciente precise se deslocar para realizá-los, além de equipamentos de lasers para reduzir dor e acelerar a cicatrização”, completa.

Importância da Odontologia Hospitalar

O cuidado odontológico em pacientes internados e ambulatoriais oferece uma série de ações preventivas, diagnósticas, terapêuticas e paliativas em saúde bucal. É possível reduzir o do tempo de internação, a incidência de infecções respiratórias e até diminuição da mortalidade. “Por meio da Odontologia Hospitalar, evitamos que o paciente interrompa o tratamento por causa de lesão em boca”, finaliza.

Sobre o Hospital da Baleia

O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência: Nefrologia (Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.