Hospital da Baleia realiza 1000 mamografias gratuitas Hospital da Baleia realiza 1000 mamografias gratuitas – Hospital da Baleia

Hospital da Baleia realiza 1000 mamografias gratuitas

Postado em 9 de outubro de 2020 - Atualizado em 19 de outubro de 2020

Em mais uma ação para marcar o Outubro Rosa, o filantrópico Hospital da Baleia disponibiliza 1000 mamografias gratuitas. Os exames já podem ser marcados e serão realizados por ordem de agendamento. Para ser atendida a paciente precisa ter o pedido médico do exame, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), ter entre 50 e 69 anos e não ter realizado mamografia nos últimos 12 meses. Os critérios para realização das mamografias seguem as diretrizes do Ministério da Saúde. O agendamento do exame pode ser realizado nos postos de saúde ou pelo Serviço de Imagens do Hospital da Baleia: (31) 3489-1650/1669, WhatsApp (31) 99152-1003. O serviço funciona das 7h às 18h. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.  

Em 2019, o câncer de mama foi o mais atendido no Hospital da Baleia e representou 28% no número de atendimentos. Mais de 10 mil mulheres realizaram consultas ambulatoriais. Foram quase 9 mil sessões de hormonioterapia, mais de 2.500 de radioterapia e 3.500 de quimioterapia.

Foto: Internet

Cronograma de ações

As ações do Hospital da Baleia em conscientização à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama começou antes do mês de outubro iniciar. No dia 30 de setembro, para marcar a abertura das ações de conscientização sobre o câncer de mama, pela Campanha Outubro Rosa, a fachada do prédio principal – unidade Maria Ambrosina (rua Juramento, 1464, Saudade) foi iluminada de rosa. O famoso edifício amarelo ficará iluminado durante todo o mês de outubro e, em novembro, receberá a cor azul, em apoio à campanha de combate ao câncer de próstata. 

Às quartas-feiras do mês de outubro, os colaboradores do Hospital são incentivados a se vestirem com roupas ou acessórios na cor rosa.

Já no dia 13, será inaugurada, no Hospital, a exposição de fotos do Projeto Poderosas, que evidencia a força e a verdadeira beleza das mulheres vítimas do câncer de mama. O ensaio foi realizado pelo fotógrafo parceiro do Hospital da Baleia, Alexandre Rust com pacientes da oncologia.

Ao longo do mês, em todos os canais de comunicação do Hospital, internos e externos, serão disponibilizados podcasts, lives e conteúdos que abordam a prevenção, diagnóstico e o tratamento da doença.

Para encerrar o Outubro Rosa, o Hospital da Baleia prevê realizar, gratuitamente, 40 cirurgias plásticas para reconstrução mamária, em parceria com a Motiva Implantes, para pacientes em tratamento pelo SUS.

Referência em Saúde

O filantrópico Hospital da Baleia oferece 30 especialidades médicas e como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).