Novembro Azul alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata Novembro Azul alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata – Hospital da Baleia

Novembro Azul alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Assim como o Outubro Rosa, o Hospital da Baleia apoia o Novembro Azul, uma campanha que busca a conscientização da população, em especial, dos homens, sobre o câncer de próstata.
A doença é o tipo mais comum entre os homens e a causa de morte de cerca de 30% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Dados do INCA ainda apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. No Hospital da Baleia, no último ano, foram mais de 10 mil procedimentos relacionados ao câncer de próstata. Foram cerca de 3 mil exames, mais de 2.500 consultas ambulatoriais e mais de 4 mil sessões de quimioterapia e radioterapia realizadas.
Apesar de mais comum nos idosos, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com o seu médico para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença. “O câncer de próstata quando descoberto no início tem uma alta taxa de cura, mais de 90%. Por isso, a importância da realização das consultas preventivas. É uma consulta simples, realizada com urologista, no qual é realizado um exame físco e PSA”, explicou o médico urologista da Fundação Benjamin Guimarães/ Hospital da Baleia, Davi Lamas.
Ainda de acordo com o urologista, caso haja alguma suspeita de tumor na próstata, outros exames complementares são solicitados para confirmar ou afastar o diagnóstico.

Hospital da Baleia
O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.