
Anestesiologia e medicina paliativa somarão 8 vagas em edital publicado pela instituição
O Hospital da Baleia vai abrir vagas para residência médica em Anestesiologia e em Medicina Paliativa. São 6 vagas para o primeiro e duas vagas para o segundo, com inscrições abertas nos dias 4 e 5 de fevereiro pelo site www.aremg.org.br.
Com essas duas novas especialidades, o Baleia passa a ofertar 11 residências: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Radioterapia, Cirurgia Plástica, Mastologia, Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica e Urologia, além das duas mais novas.
Os médicos que ingressarem nesse programa de residência iniciarão as atividades em março, com o período de duração respectivo a cada especialidade.
Histórico formador
O Baleia faz parte da história da criação da residência médica no país como se conhece hoje. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), o primeiro médico mineiro com formação em Ortopedia, José Henrique da Matta Machado, com especialização nos Estados Unidos, foi quem implantou o primeiro programa de pós-graduação do Brasil, na década de 1950.
Em 1999, o Baleia implantou o seu Programa de Residência Médica. Na história, são mais de 650 profissionais formados em diversas especialidades.