Conheça mais da nossa história e saiba por que o Hospital da Baleia conta com você!

Veja como estamos há mais de 75 anos fazendo a diferença na sociedade mineira.

Institucional

Benjamin Ferreira Guimarães

Em 4 de julho de 1944, nasce uma das histórias mais bonitas de Belo Horizonte. Foi quando o industrial mineiro, Benjamin Ferreira Guimarães (1861/1948), seu filho, Antônio Mourão Guimarães, e o médico, Baeta Vianna, criaram a Fundação Benjamin Guimarães (FBG), mantenedora do Hospital da Baleia. A FBG é uma Instituição de direito privado de caráter filantrópico, certificada como de utilidade pública nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Por não visar lucro, toda a verba arrecadada é revertida para pagamentos dos serviços, melhorias na estrutura, atendimento e ampliação.

A Fundação segue as regras do Minsitério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), que atua na regulamentação direta das entidades do terceito setor. Para mais informaçõe, clique
aqui
e saiba tudo sobre a atuação do MPMG em fundações e entidades de interesse pessoal.

Ao longo de sua trajetória, a Fundação cresceu e acrescentou às suas atividades 3 segmentos de atuação que hoje atuam na manutenção da assistência de qualidade e o atendimento humanizado fornecido pelo Hospital: a filantropia em saúde, ensino e pesquisa e patrimônio fundiário.

A filantropia está no DNA da Instituição, refletindo o caráter e princípios de seu fundador de ajudar ao próximo por meio da saúde. O ensino nasceu da necessidade de formar novos médicos para atender às demandas da Ortopedia, à época, mas logo expandiu-se para a formação em outras especialidades médicas, trazendo também a pesquisa. E o patrimônio latifundiário se tornou essencial para preservar a fauna e a flora que rodeiam o Hospital.

Áreas de Atuação FBG:

Identidade Organizacional FBG 2020/2022:

Negócio

Assistência e promoção à saúde.

Visão

Ser referência nacional em linhas de cuidado assistencial de forma sustentável, como Instituição Filantrópica, até 2025.

Missão

Prestar serviços de saúde com excelência e solidariedade, desenvolvendo o ensino e a pesquisa.

Valores

Ética, respeito, competência, solidariedade,comprometimento e valorização profissional.

Diretoria e Conselho FBG

Conselho Curador FBG 2019 a 2021:


Presidência do Conselho Curador da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia:
Raquel Virgínia Rocha Vilela.

Conselho Nato:
Cláudia Mascarenhas Mourão, Júlia Guimarães Paes, Luiz Flávio Pentagna Guimarães e Tereza da Gama Guimarães Paes.

Conselho Efetivo:
Delson Tolentino, Hudson Lídio de Navarro e Dr. Luiz Fernando Caetano Machado.

Conselho Fiscal:
Andréa Guimarães Misk de Faria e Cláudia Pereira Guimarães.




Fotos dos Presidentes

Diretoria:


Tereza da Gama Guimarães Paes
- diretora-presidente

Dr. Mozar de Castro Neto
- diretor vice-presidente

Marco Aurélio Cunha de Almeida
- diretor administrativo e financeiro

Dr. Carlos Starling
- diretor de ensino e pesquisa

Executivos:


Simone Maria Libânio Rocha e Silva
- superintendente geral

Dr. Mozar de Castro Neto
- superintendente técnico

Sidney Neves
- superintendente hospitalar

Dr. Marcos Reis
- superintendente clínico

Jorge Delbons
- assessor de relações institucionais

Fundador

Benjamin Ferreira Guimarães

Benjamin Ferreira Guimarães nasceu em 17 de dezembro de 1861, na cidade de Santo Antônio de São João Acima, hoje com o nome de Igaratinga. Filho mais velho de Manoel Ferreira Guimarães e Maria Constância Moreira, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 13 anos com o intuito de trabalhar na firma Xavier e Gontijo, cujos proprietários eram os também mineiros Bernardo Xavier Rebelo e Domingos Gontijo.

Naquela época, as responsabilidades de Benjamin se resumiam em varrer o chão, arrumar as mercadorias e atender aos clientes. Mesmo assim, no tempo em que exerceu essa função, mostrou ser um funcionário de confiança e bastante competente. Seus patrões ao perceberem tais qualidades fizeram questão de estimulá-lo. Com o passar do tempo, Benjamin tornou-se vendedor.

Após dois anos de trabalho, decidiu voltar para Minas Gerais, mais precisamente para a cidade de Bom Sucesso. Lá, começou a trabalhar como vendedor, no comércio de Joaquim Machado da Silva Neto. A destreza de Benjamin despertou a atenção de seu chefe, que reconhecendo o valor de seu empregado, ofereceu-lhe sociedade. Assim, em 1880, a empresa passou a chamar-se Machado e Guimarães.

Na mesma época, Benjamin conheceu Maria Ambrosina e não demorou muito para que os dois se casassem. A união foi oficializada em 15 de dezembro de 1883. Ao longo do matrimônio, tiveram doze filhos, dos quais três faleceram ainda crianças e nove deram continuidade ao trabalho, à história e à vida deste grande homem. Segundo os familiares de Benjamin e Maria Ambrosina, eles tiveram 65 anos de uma união sólida, feliz e harmoniosa.

Com a sociedade prosperando, Benjamin pôde economizar o bastante para abrir seu próprio negócio. Criou então, a Casa Popular de Bom Sucesso, em 1889, um comércio onde vendia de tudo e alcançou rapidamente o sucesso da comunidade.

Benjamin queria apostar em novos caminhos e por isso investiu no setor têxtil. A oportunidade veio quando seu amigo Juca Fonseca o convidou para incorporarem juntos a Companhia Industrial de Valença. A inauguração aconteceu em 1906, na cidade de Valença, situada no estado do Rio de Janeiro. A Companhia era uma grande indústria para a época, equipada com os maquinários mais sofisticados e importados da Inglaterra.

Ali, começava a se consolidar a trajetória de sucesso de Benjamin Ferreira Guimarães. Depois do grande impacto desse empreendimento, outros iriam surgir e entrar para história desse importante industrial. Um dos feitos que demonstra sua visão empreendedora foi inaugurar a navegação fluvial no Brasil na segunda metade da década de 1920. Com a aquisição do vapor Benjamin Guimarães, que navegava o Rio Mississipi, EUA, foi possível levar os tecidos que produzia em suas fábricas, subindo o Rio São Francisco, saindo de Pirapora (MG), até Juazeiro (BA), e de lá trazer o algodão, matéria prima para suas indústrias.

Desde o começo, ajudar o próximo sempre esteve bastante presente na vida de Benjamin. Ele sempre deixou claro que acumular dinheiro não era o seu fim. Por isso, após distribuir metade de sua fortuna entre seus filhos, decidiu cuidar de outros “filhos” espalhados pelo mundo, zelando pelas crianças pobres, cuidando da saúde e da educação delas. Benjamin desenvolveu um sistema justo e seguro para melhor garantir a perenidade das obras sociais que apoiava. Diante das inúmeras solicitações que recebia, ele pedia ao interessado que abrisse uma subscrição pública e garantia cobrir com o dobro o valor arrecadado pela comunidade. Assim, certificava-se de que a obra seria estável, continuando a ser zelada com o apoio e envolvimento da comunidade local.

Portanto, antes mesmo da Fundação Benjamin Guimarães, seu fundador já fazia suas doações a instituições de saúde e de ensino para crianças carentes. Ainda em 1925, ele construiu uma escola em Bom Sucesso e, posteriormente, contribuiu financeiramente com a construção de inúmeras santas casas, orfanatos, escolas e asilos em Minas e em outros Estados.

Início de Tudo

A história da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia data em 4 de julho de 1944. A antiga Fazenda do Baleia, na mata que leva o mesmo nome, foi cedida pelo então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, a Benjamin. Juntamente com seu filho, Antônio Mourão Guimarães e do médico e amigo, Baeta Vianna, Benjamin viabilizou, através da doação de 20 milhões de cruzeiros, a criação do hospital que foi construído como parte da Cruzada Mineira contra a Tuberculose.

Inauguração da Fundação Benjamin Guimarães Inauguração da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas

Tereza da Gama Guimarães Paes

A primeira construção, hoje a Unidade Antônio Mourão, recebia até 250 crianças filhas de pais tuberculosos, que ali recebiam todo o amparo possível. As crianças doentes eram encaminhadas para a Unidade Hospitalar Maria Ambrosina, onde recebiam os primeiros socorros.

Com o passar do tempo, o Hospital da Baleia especializou-se no atendimento cirúrgico e ortopédico. Na década de 50, passou a ser referência em Ortopedia no país. Gradativamente, nas décadas seguintes, o hospital ampliou a sua atuação oferecendo várias especialidades médicas.

A instituição foi uma das primeiras de Belo Horizonte a estabelecer parceria com o poder público, em 1987, passando a atender por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), implantado no país no ano seguinte.

Segundo a diretora-presidente da FBG desde 2001, Tereza da Gama Guimarães Paes, (ver supressão) as características que permitiram ao Baleia essa longevidade são a boa reputação, a credibilidade e a capacidade da instituição em atrair bons parceiros para cumprir a missão de proporcionar assistência hospitalar de qualidade e humanizada, incentivar o ensino, a pesquisa e cumprir sua função social e filantrópica.

Atualmente, o Complexo Hospitalar é composto pelas unidades Maria Ambrosina, Baeta Viana, Antônio Mourão, Núcleo Médico, antiga Unidade Antônio Chagas Diniz e o Centro de Radioterapia, que completa o tratamento de pacientes oncológicos com equipamentos de ponta.



Linha do tempo Hospital da Baleia

Certificações e Prêmios

SELO DOAR 2020

Revalidação da chancela para 2020, concedida à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia no intuito de legitimar o profissionalismo e a transparência das organizações não-governamentais brasileiras e atesta a adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência.

Outorgante: Instituto Doar, O Mundo Que Queremos e Rede Filantropia
Data: 3 de fevereiro de 2020

SELO MELHORES ONGS 2019

Um prêmio inédito, que fecha com chave de ouro as comemorações dos 75 anos de fundação do Hospital. O selo chancela que o Baleia é uma das 100 melhores ONGs do país.

Outorgante: Instituto Doar, O Mundo Que Queremos e Rede Filantropia
Data: 18 de novembro de 2019

SELO DOAR 2018

Concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia com o intuito de legitimar o profissionalismo e a transparência das organizações não-governamentais brasileiras e atesta a adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência.

Outorgante: Instituto Doar
Data: 21 de junho de 2018

TOP PROFISSIONAL

Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, foi laureada pela Revista Exclusive, na categoria Ação Social.

Outorgante: Revista Exclusive
Data: 14 de dezembro de 2016

MADRINHAS DO OUTUBRO ROSA

Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, foi homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelos feitos em prol do combate ao câncer de mama.

Outorgante: AMLG
Data: 24 de outubro de 2016

MEDALHA DO MÉRITO CONSULAR

Concedida à Tereza da Gama Guimarães Paes, presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, pelos serviços prestados à população mineira e ao Corpo Consular do Estado.

Outorgante: Corpo Consular do Estado de Minas Gerais
Data: 4 de novembro de 2015

PRÊMIO ABERJE REGIONAL MINAS GERAIS E CENTRO-OESTE 2015

Concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia por meio do vídeo “Toda vez que alguém doa, alguém recebe”. Modalidade: Mídia Audiovisual.

Outorgante: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Data: Outubro de 2015

PRÊMIO AMOR E VIDA 2015

Premiação pelos serviços prestados à sociedade pelo setor de Oncologia do Hospital da Baleia.
Homenageados: Dr. Lucas Monteiro, superintendente técnico, Dra. Sabrina Rolim Amorim, representando os médicos, Renata Cristina e Eliane Rosa da Silva, representando as recepcionistas, e a psicóloga, Zelita Dias, ex-coordenadora do setor de Psicologia.

Outorgante: Instituto Mineiro de Assistência e Promoção Humana (IMAPH)
Data: 24 de março de 2015

PRÊMIO HOSPITAL BEST 2014

Concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia como Destaque Regional do ano. Top Online.

Outorgante: Associação Brasileira de Marketing em Saúde
Data: 15 de dezembro de 2014

PRÊMIO "UMA VIDA, UMA HISTÓRIA"

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia por meio do Centro de Tratamento em Fissuras Labiopalatais (Centrare).

Outorgante: ONG Smile Train
Data: Fevereiro de 2014

VII PRÊMIO MINAS GERAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2013

concedido à diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, Tereza Guimarães Paes, com a Medalha Israel Pinheiro.

Outorgante: Associação dos Economistas de Minas Gerais e Mercado Comum - revista nacional de economia e negócios.
Data: Agosto de 2013

TROFÉU "ASSIM QUE SE FAZ"

concedido à diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia Tereza Guimarães Paes. Categoria: Cidadania e Desenvolvimento Social.

Outorgante: Viver Brasil - Conexão Empresarial
Data: Junho de 2013

PRÊMIO ABERJE REGIONAL MINAS GERAIS E CENTRO-OESTE 2012

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia por meio da Rede de Voluntariado Digital Amigos do Baleia. Modalidade: Mídia Digital.

Outorgante: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Data: Outubro de 2012

PRÊMIO DESTAQUE EM ADMINISTRAÇÃO 2011

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia. Categoria Pessoa Jurídica.

Outorgante: Conselho Regional de Administração (CRA-MG)
Data: Março de 2012

PRÊMIO ABERJE NACIONAL 2011

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia por meio da Campanha "Doe Sorrisos". Modalidade: Comunicação e Relacionamento - Pequenas e Médias Empresas.

Outorgante: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Data: Novembro de 2011

PRÊMIO DESTAQUE EM ADMINISTRAÇÃO 2011

concedido a Francisco de Assis Figueiredo, superintendente geral do Hospital da Baleia, pela realização do Programa Baleia na Comunidade - categoria "Voluntariado".

Outorgante: Conselho Regional de Administração
Data: Outubro de 2011

PRÊMIO ABERJE REGIONAL 2011

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia por meio da Campanha "Doe Sorrisos". Modalidade: Comunicação e Relacionamento - Pequenas e Médias Empresas.

Outorgante: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Data: Setembro de 2011

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia pela qualidade de serviços prestados à saúde de Belo Horizonte e Minas Gerais.

Outorgante: Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte
Data: 3 de outubro de 2011

PRÊMIO DR. PINOTTI - HOSPITAL AMIGO DA MULHER

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia pelo desenvolvimento de iniciativas que promovem a saúde feminina, como os Mutirões de Cirurgia Ginecológica.

Outorgante: Câmara dos Deputados
Data: 25 de maio de 2011

PRÊMIO SER HUMANO: AS MELHORES PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia pelo desenvolvimento do Programa Baleia na Comunidade. Modalidade Gestão de Pessoas - Categoria Empresa.

Outorgante: Associação Brasileira de Recursos Humanos/ABRH - MG
Data: 10 de maio de 2011

HOMENAGEM À FUNDAÇÃO BENJAMIN GUIMARÃES

pelo apoio dado ao escotismo brasileiro e às atividades do 23º Grupo Escoteiro Antônio Mourão Guimarães (AMG).

Outorgante: Condecoração Ouro da União dos Escoteiros do Brasil
Data: 20 de janeiro de 2011

MEDALHA DO MÉRITO DA SAÚDE

outorga à diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, Tereza Guimarães Paes, concedida pelo governo do Estado de Minas Gerais na categoria "Personalidade Estadual".

Outorgante: Governo do Estado de Minas Gerais
Data: 2010

PRÊMIO ABERJE NACIONAL 2010

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia pelo case “VIII Jantar dos Amigos do Baleia”. Modalidade: Comunicação e Relacionamento - Pequenas e Médias Empresas.

Outorgante: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Data: Novembro de 2010

PRÊMIO ABERJE NACIONAL 2010

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia com o case “Informativo Baleia”. Modalidade: Mídias - Pequenas e Médias Empresas.

Outorgante: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Data: Novembro de 2010

DESTAQUE EM ADMINISTRAÇÃO - CATEGORIA VOLUNTARIADO

concedido a Francisco de Assis Figueiredo, superintendente geral do Hospital da Baleia.

Outorgante: Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG)
Data: Agosto de 2010

INTERNATIONAL WOMEN´S CLUB

Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, é eleita mulher do ano de 2010, em Belo Horizonte, pelos serviços que o Hospital da Baleia presta à população de Minas Gerais.

Outorgante: Internacional Women’s Club
Data: Março de 2010

PRÊMIO ABERJE REGIONAL 2009

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia por meio da Campanha "Baleia do seu Jeito". Modalidade: Comunicação e Relacionamento - Pequenas e Médias Empresas.

Outorgante: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
Data: Setembro de 2009

HOMENAGEM PELOS 65 ANOS

da Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia

Outorgante: Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Data: 17 de agosto de 2009

PRÊMIO SER HUMANO

As Melhores Práticas na Gestão de Pessoas - concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia pelo desenvolvimento do Programa Humanizarte. Modalidade Gestão de Pessoas - Categoria Empresa.

Outorgante: Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH

MG)


Data: 25 de novembro de 2008

GRANDE COLAR DO MÉRITO LEGISLATIVO MUNICIPAL “ARQUITETO OSCAR NIEMEYER”

concedido à diretora-presidente do Hospital da Baleia, Tereza da Gama Guimarães Paes, pela prestação de serviços notáveis.

Outorgante: Câmara Municipal de Belo Horizonte
Data: 20 de novembro de 2007

MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA

concedida pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, na cidade de Ouro Preto, à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, por meio de sua diretora-presidente Tereza Guimarães Paes.

Data: 21 de abril de 2007

HOMENAGEM AO HOSPITAL DA BALEIA

pelos serviços prestados para a comunidade de Tiradentes e do Campo das Vertentes.

Outorgante: Prefeitura e Câmara Municipal de Tiradentes.
Data: 20 de abril de 2007

PRÊMIO BH INCLUSÃO

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/ Hospital da Baleia.

Outorgante: Associação Crepúsculo e ONG’s de Belo Horizonte.
Data: 3 de dezembro de 2007

HOMENAGEM DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET - MG)

ao Hospital da Baleia como empresa de grande senso de responsabilidade na formação educacional e profissional do jovem brasileiro.

Data: Novembro de 2006

TROFÉU AÇÃO E CIDADANIA 2006

destinado a pessoas que se destacam por sua atuação na área de responsabilidade social, à diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães, Tereza Guimarães Paes.

Outorgante: Proação - Aprodevaj


Data: 18 de maio de 2006

TROFÉU MARIA ELVIRA SALLES

concedido às 14 MULHERES NOTÁVEIS DE MINAS GERAIS EM 2005, dentre elas, Tereza Guimarães Paes.

Outorgante: Conselho da Mulher Empreendedora - ACMinas
Data: 4 de maio de 2006

28º PRÊMIO COLUNISTAS CENTRO LESTE 2004

Bronze, categoria Mídia Impressa: Produtos e Serviços Comunitários e o Título: Série “Câncer” (Campanha do Hospital da Baleia), concedido à DNA Propaganda.

Outorgante: Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.
Data: 2004

TROFÉU DESTAQUE MULHER MINEIRA 2004

concedido à diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães, Tereza Guimarães Paes.

Outorgante: Fragille Produções
Data: 2004

PRÊMIO “MELHORES DE HOJE”

concedido pelo Jornal Hoje em Dia e a Revista Encontro à Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, por ter se destacado ao longo do ano de 2003, na categoria Assistência Social.

Outorgante: Jornal Hoje em Dia e Revista Encontro
Data: 1 de dezembro de 2003

PRÊMIO SER HUMANO “AS MELHORES PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS”

concedido à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia pelo desenvolvimento do Programa de Saúde da Mulher. Modalidade Gestão de Pessoas - Categoria Empresa.

Outorgante: Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH - MG)
Data: 26 de novembro de 2003

DIPLOMA “LIONS SOLIDARIEDADE SOCIAL”

concedido pelo Distrito LC- 4, da Associação Internacional Lions Clubes para Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, em reconhecimento ao trabalho que realiza na comunidade.

Data: 12 de novembro de 2003

MEDALHA CONCEDIDA PELA FUNDAMIG

(Federação Mineira de Fundações de Direito Privado) à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia e à diretora-presidente, Tereza Guimarães Paes pelos serviços prestados.

Data: 20 de dezembro de 2002

PRÊMIO ABERJE 2002

Vídeo de Comunicação Externa - Vídeo Institucional do Hospital da Baleia produzido por Lélio Fabiano e talentos Associados e DNA Propaganda.

Outorgante: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Data: 9 de setembro de 2002

MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

concedida Assembleia Legislativa de Minas Gerais à Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia.

Data: 5 de julho de 2002

HOMENAGEM À FUNDAÇÃO BENJAMIN GUIMARÃES/HOSPITAL DA BALEIA

Na pessoa da diretora-presidente Tereza Guimarães Paes, pelo apoio aos 34 anos de existência do 23º Grupo Escoteiro Antônio Mourão Guimarães.

Data: Dezembro de 2001