Programa de Residência Médica

A FBG já nasceu com forte vocação para o ensino e pesquisa. Desde o início, a Instituição se pautou na formação de novos médicos, sendo, inclusive, uma das pioneiras na criação de programas de pós-graduação nos moldes existentes hoje.

O Baleia é certificado pelos Ministérios da Educação e Cultura e da Saúde como Hospital de Ensino. Para coordenar as atividades de formação, estágios e internatos na área de saúde, o Baleia conta com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (NEPI). Junto ao Núcleo, atuam a Comissão de Residência Médica (COREME) e o Comitê de Ética e Pesquisa (CEP).

Progamas de Residência
Médica do Hospital da Baleia

O Baleia faz parte da história da criação da residência médica no país como entendemos hoje. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), o primeiro médico mineiro com formação em Ortopedia foi o professor José Henrique da Matta Machado, graduado em Belo Horizonte em 1938 e com especialização nos EUA. Na década de 1950, ele assumiu o serviço de Ortopedia do Hospital da Baleia, onde instalou o primeiro programa de pós-graduação do país muito antes da regulamentação da Residência Médica (Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977). Em 1999, o Baleia implantou o Programa de Residência Médica na Instituição e, até hoje, participa da formação de mais de milhares de profissionais.

Especialidades Credenciadas pelo Governo Federal para o Programa de Residência Médica:

Mais informações sobre os programas de Residência Médica podem ser obtidas no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (NEPI), pelos telefones (31) 3489-1548 ou (31) 3489-1677 ou pelo e-mail – nep.coreme@hospitaldabaleia.org.br

 
Acesse aqui o Edital para o processo seletivo da Residência Médica em Oncologia Pediátrica 2022.

Faça parte da nossa rede de solidariedade!