Como ajudar o Baleia Como ajudar o Baleia – Hospital da Baleia

Por que o Hospital da Baleia
precisa de você?

Para garantir a continuidade do atendimento de qualidade.

Braço filantrópico da Fundação Benjamin Guimarães, a Rede de Amigos do Baleia busca garantir melhorias em atendimento e infraestrutura para os seus pacientes por meio de doações e parcerias para o custeio dos serviços.

QUERO AJUDAR O BALEIA

Logo Amigos do Baleia

(31) 3489-1653 | www.amigosdobaleia.org.br


Quer ajudar? Existem várias maneiras

O Hospital da Baleia aceita diversos tipos de doação: financeiras, corporativas e até do seu tempo como voluntário(a) em nossas equipes. Clique abaixo na opção de sua escolha:


Doação

O Hospital da Baleia cuida de quem é importante para você. Cuide do Baleia você também!
Quer ajudar? Existem várias maneiras:


Caixa Econômica Federal (104)


Pessoas físicas ou jurídicas podem doar qualquer valor via depósito na conta a seguir:
Favorecido: Fundação Benjamin Guimarães
CNPJ: 17.200.429/0001-25
Agência: 0092
Conta Corrente: 503027-3
Operação: 03

PIX


Temos agora mais uma forma de doação para você, que quer fazer parte da nossa corrente de solidariedade.
Ao fazer a transferência bancária, escolha a opção PIX.
A chave do Hospital da Baleia é: rededeamigos@hospitaldabaleia.org.br

Doação Mensal

Você, pessoa física, pode doar mensalmente por meio de desconto em contas da Copasa, Cemig, Oi ou cobrança direta no seu cartão de crédito. Inscreva-se no formulário abaixo ou ligue para (31) 3431-1800:

    Doação de tempo

    O Programa de Voluntariado do Hospital da Baleia estimula ações de cidadania e solidariedade, por meio de práticas voluntárias individuais, de grupos organizados, instituições de ensino e empresas, para a promoção do atendimento humanizado aos pacientes, acompanhantes e apoio às áreas administrativas do Hospital.





    Para tornar-se um(a) voluntário(a), entre em contato conosco pelo telefone (31)3489-1653 ou e-mail voluntariado@hospitaldabaleia.org.br


    O Programa de Voluntariado tem como objetivos:

    1. Promover e apoiar as ações de assistência, socioeducativas, culturais e espirituais aos pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital da Baleia;
    2. Recrutar, selecionar, capacitar e motivar pessoas para desenvolver ações voluntárias;
    3. Garantir o embasamento legal para a prática do voluntariado, de acordo com o disposto na Lei do Serviço Voluntário (Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998), sem a geração de direitos trabalhistas e previdenciários;
    4. Promover a integração entre voluntários, pacientes e colaboradores do HB;
    5. Promover o desenvolvimento e atualização dos voluntários por meio de atividades de capacitação e integradoras;


    Critérios para ser voluntário do Hospital da Baleia

    1. Idade mínima de 18 anos;
    2. Estudantes com idade entre 16 e 18 anos serão aceitos, desde que vinculados a projetos sócio-educativos de Instituições de Ensino e autorizados por pais e responsáveis;
    3. Apresentar boas condições de saúde física e emocional;
    4. Ter disponibilidade mínima de 2 horas semanais para atuação voluntária;
    5. Apresentar cartão de vacina e atestado de bons antecedentes.

    Acesse aqui o Manual do Voluntariado do Hospital da Baleia.

    Doação de bens

    Você sabia que é possível doar um imóvel para o Hospital da Baleia?

    Com a sua venda, a Instituição arrecada um valor substancioso que pode ajudar, e muito, a salvar vidas. Mesmo que ele esteja restrito por usufruto, o imóvel pode ser destinado em doação ao Baleia.





    Doação de imóveis sem restrição: tem de ser formalizada por uma Escritura Pública, que pode ser feita em qualquer Cartório de Notas. Depois disso, envie a escritura para o Cartório de Registro de Imóveis e está feita a sua doação. Comunique o fato à Rede de Amigos.

    Doação de imóveis com restrição: se o imóvel estiver em usufruto, o usufrutuário terá o direito de usar, emprestar, alugar e usufruir do imóvel enquanto estiver vivo. A posse do imóvel somente será transmitida à Fundação após o falecimento do usufrutuário. O imóvel não poderá ser vendido enquanto o usufrutuário estiver na posse dele.

    Limites de doações: pela lei, quem deseja doar seu patrimônio e tem descendentes (filhos) ou ascendentes vivos (pais, avós) só pode doar no máximo 50% do seu patrimônio.

    Doação de insumos

    O Hospital da Baleia precisa de sua ajuda também com insumos para necessidades diversas. Veja a lista de sugestões para a doação*:

    • Alimentícios: arroz, feijão, café, açúcar, água de coco (em caixa), dieta enteral padrão (Nutrison Standard 1000 ml), leite integral, leite em pó, biscoito (diversos);
    • Materiais hospitalares: luvas descartáveis hospitalar (tamanhos P e M que podem ser encontradas em farmácias), touca descartável hospitalar (que pode ser encontradas em farmácias, fralda geriátrica (tamanhos G e GG), cadeiras de rodas, cadeira de banho.
    • Higiene pessoal: sabonete, creme Dental, escova de dente, absorvente, barbeador.
    • Vestuário: agasalho, gorro, cachecol, chinelos, meias novas.
    • Diversos: cobertor.
    *pode haver variação de mês para mês.

    Incentive doações

    Que tal transformar ocasiões especiais em oportunidades de ajudar o Baleia?

    Bazares, aniversários apresentações artísticas, competições esportivas, confraternizações no trabalho podem se transformar em ações solidárias. Disponibilizamos materiais para divulgação no seu evento, como flyer com os canais de doação e banner da Instituição, e, dependendo do valor arrecadado, publicamos o seu incentivo em nossos canais oficiais.

    Produtos solidários

    Nessa opção, existe uma mobilização por parte do parceiro que deseja promover um produto ou serviço em favor do Hospital com o objetivo de repassar uma porcentagem ou quantidade dos produtos arrecadados. A linha de Produtos Especiais se dá a partir de demandas específicas.





    Este novo perfil, inclui campanhas escolares, venda direta para empresas, novos pontos de venda, nova gama de produtos oferecidos pelo Bazar, divulgação dos produtos via internet. No caso dos produtos especiais, as demandas e as contrapartidas devem ser avaliadas pontualmente, assim como os termos e contratos para execução do projeto.

    Conheça alguns dos itens já produzidos pela Instituição:

    Você também pode desenvolver um produto exclusivo que será comercializado em seu ponto de venda, ou mesmo destinar parte da venda de um produto seu para o Hospital da Baleia. Entre em contato conosco: (31) 3489-1654 ou rededeamigos@hospitaldabaleia.org.br

    Imposto Solidário

    Pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto de renda para o Fundo do Idoso. Já as pessoas jurídicas (empresas tributadas pelo lucro real) podem direcionar até 1% do imposto devido. No Hospital da Baleia, esse dinheiro será investido no projeto “Humanização no Cuidado do Idoso Dialítico do Hospital da Baleia”, que busca a ampliação da atenção ao idoso que se encontra em estágio avançado da doença renal, fornecendo condições assistenciais para suprir suas necessidades referentes ao alívio dos sintomas, bem como as condições para amenizar seu sofrimento psíquico e de sua família, além de melhorar sua qualidade de vida. Com a aprovação da prorrogação da declaração do imposto de renda 2021 pelo Congresso, quem ainda não declarou, pode destinar parte do seu imposto ao Hospital da Baleia até 31 de julho. Já as pessoas jurídicas têm sempre até o dia 31 de dezembro do ano corrente para direcionar o imposto.





    Passo 1 – Selecionar Opção de Tributação – Por deduções Legais (somente assim aparecerá a possibilidade de destinação direta). Passo 2 – Em Fichas da Declaração selecionar “Doações Diretamente na Declaração”. Passo 3 – Após selecionar a opção acima, uma nova janela com 2 abas irá abrir. E então, selecione a aba “Idoso” e clique em “novo” (canto direito inferior). Passo 4 – Após preencher todo o formulário do programa da Receita Federal, na seção Ficha da Declaração, você deve selecionar o tópico “Doações Diretamente na Declaração. Passo 5 – Uma nova aba abrirá, indicar Fundo Municipal do Idoso, escolher o município de Belo Horizonte. O programa indicará automaticamente o CNPJ do Fundo e o valor máximo que você pode destinar. Passo 6 – Preencha o valor e observe que seu imposto a pagar irá diminuir, ou o valor da restituição irá aumentar. Passo 7 – Por último selecione a aba DARF – DOAÇÕES diretamente na declaração. Imprima o DARF e pague até o vencimento.O valor do imposto a pagar será deduzido da doação, ou a sua restituição virá maior, inclusive com correção. Passo 8 – Agora é só enviar o comprovante de pagamento do DARF, por e-mail, para o Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte (fumid@pbh.gov.br e cmi.bh@pbh.gov.br ) com cópia para a Rede de Amigos (doacaoir@hospitaldabaleia.org.br), informando que a doação é para o projeto “Humanização no Cuidado do Idoso Dialítico do Hospital da Baleia.

    Aqui no Hospital da Baleia, o seu Imposto de Renda transforma vidas!

    Adote um leito

    Neste projeto, a sua empresa pode apoiar junto a outras organizações, de forma compartilhada, todo o custeio de um leito hospitalar, a fim de promover e garantir melhorias nos diversos atendimentos. Faça parte dessa corrente de solidariedade entrando em contato por: rededeamigos@hospitaldabaleia.org.br ou 3489-1653 ou 1654.

    Troco solidário

    Doações espontâneas de clientes de estabelecimentos parceiros, a fim de incentivar a população a colaborar, conscientizando-a da importância e do impacto que essa ação tem na vida de centenas de milhares de pacientes. Procure a rede de Amigos e lhe daremos toda a orientação para implantar a campanha.





    O cliente é convidado a doar o seu troco ou parte dele para o Hospital da Baleia. Ao doar, o cliente recebe um cupom não fiscal - comprovante impresso da operação, com o valor da doação realizada. As doações são registradas e o valor doado é repassado integral e mensalmente ao Hospital pela empresa parceira. Todo processo é auditado por uma empresa especializada, tornando o processo íntegro e transparente para ambos.

    Adote uma cadeira

    Neste projeto, a sua empresa pode apoiar junto a outras organizações, de forma compartilhada, todo o custeio de uma cadeira de hemodiálise ou um paciente em tratamento, a fim de promover e garantir melhorias no atendimento da especialidade. Faça parte dessa corrente de solidariedade. Entre em contato: rededeamigos@hospitaldabaleia.org.br ou 3489-1653 ou 1654.

    Eventos

    Devido à pandemia, infelizmente não será possível realizar o tradicional XIX Jantar do Baleia esse ano, mas estamos realizando diversas outras ações para que possamos continuar cumprindo a nossa missão de salvar vidas.

    Tem interesse em ser parceiro do Hospital da Baleia? Entre em contato e saiba como: (31) 3489-1660.

    Confira o projeto do ano de 2019 ACESSE

    Selo Empresa Amiga do Baleia

    Receber apoio é sempre muito bom, mas reconhecer aqueles que foram nossos amigos durante o ano todo é melhor ainda. Para celebrarmos a solidariedade, realizamos, todos os anos, uma solenidade de entrega do Selo Empresa Amiga do Baleia. São várias as modalidades de reconhecimento e as empresas poderão utilizar a arte ao longo do ano todo em peças gráficas, site e divulgar para clientes e público em geral.

    Quer saber como ser uma empresa amiga do Baleia? Ligue (31) 3489-1660.

    Confira a solenidade do ano de 2019 CONFIRA

    Nossa prestação de contas

    Saiba o que é realizado por meio da sua
    doação ACESSE


    Veja as últimas campanhas realizadas
    pela Rede de Amigos do Hospital da Baleia CONFIRA