Informações Informações – Hospital da Baleia

Informações

Regulamento de internação e ambulatorial

Veja algumas informações importantes para pacientes internados no Hospital da Baleia e seus acompanhantes

  • Respeite o número de visitantes e os horários de visita;
  • Higienize as mãos sempre antes e depois de entrar em contato com o paciente;
  • É proibida a entrada de alimentos no Hospital;
  • Evite tocar/manipular os equipamentos e materiais que o paciente esteja fazendo uso;
  • Não é permitido fumar nas dependências internas do Hospital, incluindo corredores, banheiros externos e acomodações (lei Municipal nº731, de 31 de maio de 1990);
  • Não é permitido a entrada de flores e qualquer objeto sem prévia autorização;
  • Retire anéis, pulseiras e relógios enquanto estiver nas dependências do Hospital, pois esses itens são fonte de contaminação;
  • Faça silêncio nas dependências do Hospital;
  • É proibido pendurar roupas e enxovais nas varandas e/ou janelas das enfermarias e apartamentos;
  • Não é permitido tirar foto dos pacientes.


Confira os Horários de Visitas


Apartamento:


  • O horário de visita é das 8h às 20h, diariamente;
  • Os pacientes têm direito a 1 acompanhante;
  • Para pacientes sem acompanhante serão permitidos 4 visitantes por vez;
  • Para pacientes com 1 acompanhante serão permitidos 3 visitantes por vez.

Enfermaria:


  • O horário da visita é das 14h às 18h, diariamente;
  • Serão permitidos 2 visitantes por vez;
  • Têm direito a acompanhantes menores de 18 anos e maiores de 60 anos;
  • A troca de acompanhante poderá ocorrer todos os dias entre 8h e 20h;
  • Em caso de dúvida, procure a Supervisão de Enfermagem.

Prontuários médicos e isenção IPI

O Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (SAME) é o setor responsável por manter os prontuários seguros e rastreáveis. Os pacientes e representantes legais podem fazer a solicitação das cópias, obedecendo as seguintes orientações:


De acordo com o artigo 1º da resolução n.º 1.638/2002, do Conselho Federal de Medicina, informações sobre o paciente e seu tratamento são sigilosas, somente ele ou seu representante legal podem ter acesso a essas documentações. Sendo assim, as cópias podem ser retiradas conforme disposições a seguir:

Pelo paciente:

Pode retirar apresentando documento oficial com foto.


Pais, quando filho for menor de 18 anos:

Para retirada, é necessário apresentar documento oficial do paciente, original e cópia (identidade ou certidão de nascimento), cópia do RG e CPF dos pais.


Óbitos:

Conjugue/companheiro, sucessores legítimos do paciente em linha direta, ou colaterais até o 4º grau (Recomendação Conselho Federal de Medicina, nº. 3/2014) podem requerer a documentação apresentando cópia do RG do paciente, original e cópia do RG do solicitante e comprovante de vínculo oficial.


Demais solicitações:

Poderão ser liberadas cópias de prontuários de pacientes vivos a solicitantes que não se enquadrem nos critérios estabelecidos nos itens acima descritos, desde que o paciente autorize, através de procuração (clique aqui e baixe documento), registrada em cartório, com firma reconhecida e entregue ao Hospital da Baleia pelo representante. O documento será analisado e o solicitante será informado posteriormente por telefone/e-mail da concessão ou negativa.

Com a finalidade de cobrir os custos relacionados às cópias solicitadas, será repassado ao solicitante o valor correspondente. O solicitante será avisado do custo no ato da solicitação. No momento da retirada, o pagamento terá de ser efetuado na Tesouraria.

O SAME poderá pedir ao solicitante que seja feito um depósito antecipado caso o número de cópias seja superior a 500. Os prontuários serão copiados somente após a comprovação do pagamento.

Existem duas formas de solicitação de cópias de documentação:

E-mail, enviando os seguintes dados:

  • nome do paciente;
  • cópia digital do RG (favor escanear frente e verso e anexar no e-mail);
  • data de nascimento;
  • endereço completo;
  • motivo da solicitação;
  • nome da mãe;
  • data provável do tratamento realizado no Hospital;
  • tipo de tratamento realizado;
  • telefone de contato.

Recomenda-se ligar para confirmar recebimento do e-mail.


Atendimento presencial:

Compareça ao Hospital da Baleia, com os documentos citados acima e cópias para preencher requisição específica.

O prazo para atendimento da solicitação é de 15 dias úteis.

Horário de atendimento:

De segunda a quinta-feira, de 7h às 16h. Na sexta-feira, de 7h às 15h.
Telefone do setor: (31) 3489-1579
E-mail: same.arquivo@hospitalbelohorizonte.org.br

Pacientes tratamentos em algumas especialidades no Hospital da Baleia podem solicitar isenção em impostos para aquisição de veículos: IPI, IPVA e ICMS.

O Serviço Social da Instituição recebe os pedidos de pacientes e faz uma análise criteriosa dos dados dos pacientes do Baleia, após ele ter sido submetido a consulta com 2 médicos distintos e recebido o laudo preenchido pelos médicos, para solicitar a isenção desses impostos.

O documento de solicitação será, ainda, avaliado pelas Receitas Federal e Estadual.

Pacientes particulares ou atendidos por convênio médico terão de pagar uma taxa para solicitar a documentação necessária. Pacientes atendidos pelo SUS não pagam essa taxa.

Mais informações: (31) 3489-1602 ou 1586.

Núcleo de Segurança do Paciente

O Hospital da Baleia, em concordância com resolução da Anvisa, implantou o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que visa a melhoria contínua dos processos de cuidado com foco na segurança do paciente. Objetivos específicos do NSP:

  1. Identificar e estabelecer os riscos assistenciais associados aos processos de trabalho;
  2. Realizar o processo de gestão dos riscos identificados;
  3. Promover a melhoria de resultados através das análises das ocorrências dos diversos tipos de incidentes;
  4. Promover cultura de segurança, implementar ações de controle dos riscos bem como monitorá-los, atenuando e minimizando suas consequências com maximização dos resultados.

O NSP do Baleia é formado por representantes da Enfermagem, equipe Multidisciplinar, Segurança Patrimonial, Engenharia Hospitalar, Comunicação Social, T.I. e Qualidade.

Mais informações: (31) 3489-1523.