Atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em BH

Como funciona o atendimento
do SUS pelo
Hospital da Baleia?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um serviço público do Governo Federal custeado por recursos públicos. Por esta razão, é vedada qualquer cobrança de valores dos pacientes, seja por parte do hospital ou por profissionais a ele vinculados, assegurando o acesso gratuito aos serviços de saúde. O hospital desempenha um papel vital de assistência humanizada à saúde em diversas especialidades, tais, como oncologia infantil, oncologia adulta, Hemodiálise, tratamento de fissuras labiopalatais e Ortopedia.

O Hospital da Baleia não oferece o serviço de Primeiro Atendimento (pronto atendimento e/ou pronto socorro). Os pacientes tratados na instituição são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Para efetuar esse encaminhamento, a porta de entrada para atendimentos via SUS é pelos Centros de Saúde e Postos de Saúde dos Municípios mineiros.

Para requerer atendimento, a pessoa deve apresentar, no Centro de Saúde ou Posto de Saúde do seu Município, a carteira de identidade e CPF, em caso de primeira consulta, ou o Cartão Nacional de Saúde, que o identifica como usuário do SUS. Caso o paciente necessite continuar o tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde o paciente reside será responsável pelo encaminhamento à instituição de saúde de referência para continuidade do tratamento.  

Admissão de Pacientes

Para requerer atendimento, a pessoa deverá comparecer ao Centro ou Posto de Saúde do seu Município e apresentar a carteira de identidade e CPF, em caso de primeira consulta, ou o Cartão Nacional de Saúde, que o identifica como usuário do SUS. Caso o paciente necessite continuar o tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde o paciente reside encaminhará o paciente para a instituição de saúde de referência para continuidade de tratamento.

O Hospital da Baleia não atende na modalidade porta aberta (Pronto Socorro). Possui uma Unidade de Decisão Clínica (UDC) de 8 leitos que é destinada ao atendimento dos pacientes em tratamento na Instituição 24hs por dia de acordo com a capacidade operacional e mediante regulação prévia.

Documentação Exigida

O Hospital da Baleia não oferece o serviço de Primeiro Atendimento (pronto atendimento e/ou pronto socorro). Os pacientes tratados aqui são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Para efetuar esse encaminhamento, a porta de entrada para atendimentos via SUS é pelos Centros de Saúde e Postos dos municípios mineiros.

Para requerer atendimento, a pessoa deverá comparecer nos Centros ou Postos de Saúde do seu Município e apresentar a carteira de identidade e CPF, em caso de primeira consulta, ou o Cartão Nacional de Saúde, que o identifica como usuário do SUS. Caso o paciente necessite continuar o tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde o paciente reside encaminhará para a instituição de saúde de referência para continuidade do tratamento.

Mapa de Abrangência:

Em caso de dúvidas, confira alguns endereços e telefones úteis:

Serviço de Ouvidoria Geral do SUS (Federal)

Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte

Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte

Faça parte da nossa rede de solidariedade!