Troco Solidário: saiba como funciona

Pequenos gestos de gentileza, como os centavos doados espontaneamente pelos clientes nos caixas da Drogaria Araujo, Epa Supermercados e Mart Minas, além das doações nas contas da Cemig, Copasa, Oi móvel e Oi dixo, garantem a continuidade do tratamento de quem mais precisa. Você sabe como funciona o troco solidário? Como acontece o repasse? O que é feito com o valor arrecadado? Tire todas as suas dúvidas abaixo.

A doação vai realmente para o Baleia? 

Sim. Todo o valor arrecadado é transferido mensalmente para o Hospital de forma integral, sem nenhum desconto ou dedução fiscal por parte das empresas parceiras.

Por que a Instituição precisa de doações? 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o SUS registra mais de 30 casos por dia de câncer em crianças. O Baleia é referência em Oncopediatria e precisa do apoio da sociedade mineira para atender nossos pequenos guerreiros. A tabela dos valores dos procedimentos do SUS para esse tipo de assistência não é atualizada integralmente desde 1999, e, por isso, o repasse é abaixo do custo real, gerando um déficit muito alto ao Baleia. As doações ajudam a diminuir a diferença entre o valor repassado pelo Governo e as despesas do Hospital, além de salvar a vida de quem mais precisa de uma unidade de saúde pública.

Onde e como são utilizadas as doações? 

As doações na Drogaria Araujo, Epa Supermercados e Mart´Minas, além das doações nas contas da Cemig, Copasa, Oi móvel e Oi fixo, são destinadas integralmente para a compra de medicamentos, atendimentos, exames, consultas, internações, cirurgias, sessões de quimioterapia e sessões de hemodiálise.

Como comprovo que doei de fato? 

Ao realizar a doação, você recebe um comprovante não-fiscal que informa o valor que será destinado ao Hospital da Baleia. Além disso, você pode acessar os canais de comunicação do Hospital da Baleia (site, Facebook e Instagram) e pode, também, visitar o Hospital.

As doações são fiscalizadas? 

Todo o processo é auditado pelo Hospital, pelo Ministério Público. Filantropia (nº. 12.101/2009).

Além disso, o Baleia realiza auditoria com empresa independente sobre essas e outras doações captadas, conforme consta na Lei de Filantropia (nº. 12.101/2009).

Posts Relacionados

Hospital da Baleia - Campanha de Doações
Topo Hospital da Baleia

Olá! Esperamos que este e-mail te encontre bem.

O Hospital da Baleia está lançando uma nova campanha de doações, e sua participação pode garantir que continuemos oferecendo o tratamento especializado que tantas crianças necessitam. Sua contribuição pode fazer uma enorme diferença, proporcionando a elas a oportunidade de um futuro mais saudável e feliz.

Como você pode ajudar

Em dezembro, você receberá uma correspondência com um convite opcional para contribuir com o tratamento das crianças atendidas no Hospital da Baleia. Esta contribuição é totalmente voluntária, e o não pagamento não acarretará nenhum prejuízo para você.

Gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes sobre essa campanha para garantir total transparência:

Registro de boleto: A partir de 18 de novembro, você poderá notar um registro de boleto em sua conta. Este é apenas um registro e não implica em pagamento sem sua autorização. O valor não será debitado automaticamente de sua conta, a menos que você autorize o débito.
Como contribuir: Caso decida contribuir, você pode liberar o débito em sua conta ou efetuar o pagamento do boleto que chegará em sua residência. O beneficiário será a Fundação Benjamin Guimarães.
Valor sugerido: O valor sugerido no boleto será de R$70, que ajudará a custear exames essenciais para o tratamento das crianças. No entanto, você pode escolher doar um valor maior ou menor, conforme sua disponibilidade.
Opção de não contribuir: Se você optar por não contribuir neste momento, está tudo bem! O não pagamento do boleto não trará nenhum prejuízo para você. Pedimos apenas que desconsidere o boleto, e após um período, a cobrança não aparecerá mais em seus registros.
Segurança e transparência:

A privacidade e a segurança dos seus dados são prioridades para o Hospital da Baleia. Atuamos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e mantemos um Programa de Privacidade estruturado.

Tratamos seus dados com responsabilidade, utilizando-os apenas para manter você informado sobre nossas campanhas de doações. Nosso compromisso é com a transparência, o respeito e o engajamento de pessoas que, como você, apoiam a nossa causa e o bem-estar dos nossos pacientes.

Dúvidas ou solicitações sobre seus dados podem ser feitas pelo nosso Portal do Titular:
https://portallgpd.hospitaldabaleia.org.br/AutenticacaoCliente.aspx

Por que esta campanha é tão importante?

O Hospital da Baleia, gerido pela Fundação Benjamin Guimarães, é uma instituição certificada como de utilidade pública e comprometida com a filantropia em saúde, ensino, pesquisa e preservação ambiental. Toda a verba arrecadada é destinada ao aprimoramento dos nossos serviços e à ampliação do atendimento.

Em 2024, realizamos mais de 810 mil procedimentos que incluíram cirurgias, sessões oncológicas e de hemodiálise, reforçando nosso compromisso em oferecer atendimento humanizado e de qualidade.

A nova campanha tem o objetivo de apoiar o Hospital da Baleia, que transforma a vida de milhares de crianças e suas famílias, oferecendo tratamentos especializados que fazem toda a diferença.

Estamos à disposição para esclarecer dúvidas

Entendemos que você pode ter perguntas sobre esta campanha, e nossa equipe está pronta para ajudar. Caso precise de qualquer esclarecimento, não hesite em entrar em contato com o Hospital da Baleia ou com nosso call center.