A importância do verde na recuperação do paciente

Privilegiado pela sua localização em uma grande área de reserva ambiental, o Hospital da Baleia acredita no verde como benefício na recuperação dos seus pacientes. Inúmeras pesquisas em todo o mundo comprovam que os espaços verdes nos hospitais provocam sentimentos de calma, aconchego e conforto.

No Baleia, os pacientes além de conviver com uma menor poluição sonora e melhor qualidade do ar, ainda contam com belas paisagens nas janelas dos apartamentos e enfermarias, sendo um local perfeito para a restauração da saúde.

Todo o complexo hospitalar está localizado em uma área total de cerca de 3 milhões de m² de mata preservada. A área livre da Fundação corresponde a cerca de 2 milhões de m², sendo as demais pertencentes ao Parque Estadual Floresta da Baleia (PE Baleia) e ao Governo do Estado de Minas Gerais.

Trata-se de uma vasta área de preservação ambiental, com uma rica flora e fauna, composta por 184 espécies de pássaros e diversas nascentes de água. Uma dessas corresponde à cabeceira hidrográfica do córrego do Navio, com cursos d´água perenes e intermitentes. 

Segundo relatos da comunidade, o PE Baleia possui esse nome, pois existe na unidade de conservação uma formação rochosa que lembra o corpo de uma baleia. Situado no bioma Mata Atlântica, em faixa de transição com o bioma Cerrado, o parque apresenta grande diversidade de ambientes naturais. Localizado na base da Serra do Curral, símbolo da capital mineira, o Parque do Baleia faz divisa com o Parque Municipal das Mangabeiras, além de estar inserido dentro da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça e no interior dos limites da Área de Proteção Ambiental Estadual Sul RMBH, compondo assim, um corredor ecológico de expressivo valor ambiental na região metropolitana.

De acordo com a supervisora da Psicologia da Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia, Janaína Gomes, em se tratando de ambiente hospitalar, o verde além de proporcionar um alto poder terapêutico, também atua de forma direta no campo emocional dos pacientes, acompanhantes e, claro, dos profissionais que trabalham nesse ambiente. “Aqui no Hospital da Baleia, temos aliado ao tratamento multidisciplinar, o privilégio de contar com uma vasta área verde, formando um tripé sustentável para a cura e a qualidade de vida”, afirmou.

Referência em saúde, humanização, ensino e pesquisa

O Hospital da Baleia tem em seu DNA a tradição do ensino e pesquisa, já que foi uma das primeiras instituições a oferecer residência médica no país. A instituição dedica 95% de seu atendimento ao SUS e oferece cerca de 30 especialidades médicas. Como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!