No Dia Mundial da Saúde Renal, o Hospital da Baleia promove campanha de conscientização e popularização do exame de creatinina

Para garantir direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento de doenças renais, o Hospital da Baleia aderiu e vai promover o Dia Mundial do Rim, neste 14 de março, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Nefrologia.
A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de se fazer, preventivamente, o exame de creatinina, melhor indicador sobre a função renal.
A doença renal é uma condição, muitas vezes, silenciosa, e o exame de creatinina pode abreviar a descoberta e melhorar a qualidade de vida da pessoa, afirma a Coordenadora do Serviço de Nefrologia do Hospital da Baleia, Priscila Martins.
Para dar este alerta, a equipe de nefrologia do Hospital da Baleia vai concentrar esforços numa campanha para falar aos pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a importância deste exame. No dia 14 de março, além de cartazes afixados nas recepções, o grupo vai distribuir panfletos informativos e conversar com os abordados sobre a questão.
Mais informações
– Principais complicadores para a saúde dos rins
- Hipertensão e Diabetes
– No Brasil, há cerca de 150 mil dialíticos*
– No Baleia, estão instalados 70 pontos de hemodiálise, onde são atendidos 420 pacientes, atualmente. Esse número será ampliado para 636 até 2025, com reforma do espaço e compra de mais cadeiras de hemodiálise.
O Centro de Nefrologia do Baleia atende ainda a mais de 200 outros pacientes em diálise peritonial, pré-transplante e pós-transplante, em consultas com especialistas e equipe multidisciplinar.
*Censo Brasileiro de Diálise 2022