Artista plástica vai pintar sala de mamografia para humanizar exames no Baleia 

É a segunda intervenção voluntária que a artista Bruna D’avilla realiza no Hospital 

Em 2024, por uma iniciativa que partiu de uma técnica de radiologia e uma artista plástica, a sala de mamografia do Hospital da Baleia foi transformada, com as paredes pintadas com temas que visavam ressignificar o momento do exame. De lá para cá, o Baleia passou por obras de melhoria da infraestrutura e ganhou um mamógrafo novo e mais tecnológico. E aí se juntam novamente a colaboradora do Baleia, Karine Leal,  e a artista plástica Bruna D’avilla para levar cores e acolhimento ao ambiente. 

A pintura será realizada na sexta-feira (6), iniciando às 9h. Os desenhos e o material são parte da doação da artista, que tem como objetivo contribuir para que mulheres em tratamento ou aquelas que estão fazendo seus exames de rotina tenham uma recepção diferente. 

“Pensando numa forma de humanizar o momento do exame, ajudando às mulheres que precisam passar pelo procedimento, topei novamente participar deste movimento, quando vamos trocar o branco frio das paredes da sala de exames por uma nova paisagem”, comentou Bruna. 

O exame de mamografia é chamado padrão ouro pelos especialistas como indicador precoce do câncer de mama e, toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar o exame todos os anos. Apesar da importância e relevância para a saúde da mulher, ele é doloroso. Atrelando isso a fatores como o medo de se machucar ou mesmo de um possível diagnóstico de câncer, muitas pacientes podem enfrentar uma barreira.  

Evolução 

Em março deste ano, foi adquirido um novo mamógrafo digital, de última geração. O equipamento substituiu o antigo aparelho semianalógico, otimizando o diagnóstico precoce do câncer de mama e dobrando a capacidade de exames mensais realizados na instituição, chegando a 300. Esse número será ampliado progressivamente até alcançar 1 mil exames no Outubro Rosa, 100% para a rede SUS. 

Posts Relacionados