Até 30% de cirurgias ortopédicas no Baleia são ocorrem por acidentes de trânsito  

Os acidentes de trânsito continuam a impactar a saúde de milhares de brasileiros anualmente. Números alarmantes revelam a urgência de ações de conscientização e mudança de comportamento no trânsito. No Brasil, uma pessoa perde a vida a cada 15 minutos em decorrência de acidentes. 

Em Minas Gerais, a realidade não é diferente. No Hospital da Baleia, referência em ortopedia, 30% de todas as cirurgias e atendimentos ortopédicos são resultado direto de acidentes de trânsito. A recuperação para vítimas de fraturas causadas por esses acidentes é longa e desafiadora. Em casos mais graves, o tempo médio pode ultrapassar um ano, com cirurgias e reabilitação. 

Os principais causadores desses sinistros são o desrespeito à sinalização e o excesso de velocidade, fatores que evidenciam a necessidade de uma cultura de trânsito mais segura e responsável. 

Diante desse cenário preocupante, o tema do Maio Amarelo deste ano é um chamado à ação: “Desacelere para Viver!”. A mensagem é clara: quanto maior a velocidade e a pressa, maiores os prejuízos, não apenas para quem se acidenta, mas para toda a sociedade. 

Os números não mentem: a urgência da desaceleração: 

  • 15 minutos: Tempo médio entre uma morte e outra no trânsito brasileiro. 
  • 30%: Percentual de cirurgias e atendimentos ortopédicos no Hospital da Baleia decorrentes de acidentes de trânsito. 
  • 1 ano: Tempo médio de recuperação para pacientes com fraturas causadas por acidentes de trânsito. 

O impacto dos acidentes de trânsito vai além das vítimas diretas. No Hospital da Baleia, são realizadas cerca de 5.204 cirurgias de ortopedia e traumatologia, atendendo a 14.142 pacientes por ano. Essa capacidade de atendimento é utilizada em boa parte para acidentes causados por imprudência. 

“Os impactos vão para além desses números que são mensuráveis. Há aquilo que não se mede, que é o impacto na vida da pessoa. Isso, muitas vezes, por desatenção ou por pressa, colocando a própria vida em risco e a de outras pessoas. Enquanto isso, hospitais e o serviço de assistência social são pressionados por essa demanda que é altíssima”, comenta o Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Baleia, Dr. Wagner Nogueira.  

Parceria com DER 

Como forma de ampliar a conscientização junto a colaboradores, pacientes e acompanhantes, o Hospital da Baleia se uniu ao Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER). Ações de abordagem educativa serão realizadas no Hospital, serão chamadas de blitz aos pacientes e colaboradores. Nesses momentos, serão entregues panfletos com informações importantes para a segurança de todos.   

Programação 

Dia 28/05  
horário: das 14h às 16h 
Local: Unidade Baeta Viana e Nefrologia

Posts Relacionados