Baleia forma novos especialistas

Hospital reforça sua tradição no ensino com mais 10 médicos formados.

Devidamente formados. No dia 10/3, terça-feira, o Hospital da Baleia formou especialistas em diversas clínicas médicas. Diretoria, preceptores, familiares e amigos puderam prestigiar esse momento de vitória deles. Depois de anos de aprendizado, experiências e muita amizade, os novos especialistas puderam comemorar e, agora, seguem, cada um, para uma nova caminha.

A Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia já nasceu com forte vocação para o ensino e pesquisa. Desde o início, a Instituição se pautou na formação de novos médicos, sendo, inclusive, uma das pioneiras na criação de programas de pós-graduação nos moldes existentes hoje.

Ao longo de sua trajetória, a Fundação cresceu e hoje possui 4 segmentos de atuação, sendo um a Assistência Médica e as demais atuando na manutenção da qualidade e o atendimento humanizado fornecido pelo Hospital. São elas  o ensino e pesquisa, a filantropia e patrimônio fundiário.

O ensino nasceu da necessidade de formar novos médicos para atender às demandas da Ortopedia, à época, mas logo expandiu para a formação em outras especialidades médicas, trazendo também a pesquisa. Assim, em 2003, foi criado o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (Nepi), setor que coordena as atividades de formação, estágios e internatos.

Hoje, o Baleia é certificado pelos Ministérios da Educação e Cultura e da Saúde como Hospital de Ensino. Além do Nepi, a Instituição possui a Comissão de Residência Médica (Coreme), que coordena, organiza, supervisiona e acompanha todos os Programas de Residência Médica da Instituição, e o Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), que busca contribuir para a qualidade das pesquisas realizadas por profissionais do Hospital.

Sobre o Programa de Residência Médica do Baleia

O Baleia faz parte da história da criação da residência médica no país como entendemos hoje. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), o primeiro médico mineiro com formação em Ortopedia foi o professor José Henrique da Matta Machado, graduado em Belo Horizonte em 1938 e com especialização nos EUA. Na década de 1950, ele assumiu o serviço de Ortopedia do Hospital da Baleia, onde instalou o primeiro programa de pós-graduação do país muito antes da regulamentação da Residência Médica (Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977). Em 1999, o Baleia implantou o Programa de Residência Médica na Instituição e, até hoje, participa da formação de mais de milhares de profissionais.

Especialidades Credenciadas pelo Governo Federal para o Programa de Residência Médica:

  • Cancerologia Clínica;
  • Cancerologia Pediátrica;
  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Plástica;
  • Mastologia;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Urologia.

Leia também: Boas-vindas aos novos residentes.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!