Banco BMG contribui com o Hospital da Baleia na assistência aos pacientes em Cuidados Paliativos

Maria das Graças dos Santos

Com uma tabela do SUS defasada há mais de 20 anos, o Hospital da Baleia tem recorrido a empresas e pessoas físicas para continuar prestando um atendimento de qualidade e humanizado. Vários projetos são lançados ao longo do ano pela Mobilização de Recursos, braço responsável pelas parcerias e captação de recursos do Hospital da Baleia.

Por meio de projetos como Adote um Leito, a instituição consegue viabilizar a manutenção de leitos e alas de internação de forma plena ou parcial, para que nenhum tratamento seja interrompido ou tenha a sua qualidade comprometida.

O Banco BMG é um dos parceiros do programa Adote uma Ala ao contribuir com a Ala Paliativa – área do hospital dedicada aos pacientes em cuidados paliativos.

 O termo “Cuidados Paliativos” deriva da palavra ‘palium’ do latim manto, sendo que paliar significa aliviar, atenuar, proteger. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), paliar alguém é “uma forma de cuidado, tendo como objetivo amenizar a dor e o sofrimento sejam eles de origem física, psicológica, social ou espiritual”.

A assistência em Cuidados Paliativos é um dos diferenciais do Hospital da Baleia, um dos poucos hospitais de Minas Gerais a oferecer essa assistência multiprofissional especializada pelo Sistema Único de Saúde.

Uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas, trabalha de forma integrada para propiciar um cuidado completo e integral do paciente. Essa multidisciplinaridade de cuidados considera aspectos físicos, psicológicos, espirituais e sociais do paciente, no intuito de diminuir o sofrimento e aumentar a qualidade de vida do enfermo e seus familiares.

Também deseja contribuir com o Hospital da Baleia?

Entre em contato pelos números (31) 3489-1654/1680 ou rededeamigos@hospitaldabaleia.org.br

Hospital da Baleia

O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »