As pacientes do Hospital da Baleia foram surpreendidas na manhã desta quinta-feira (07), com um café da manhã especial oferecido pela marca brasileira de cafés superespeciais Coffee++. Com a presença de um dos fundadores da Coffee++, Leo Montesanto, o objetivo da ação foi proporcionar um momento de confraternização e acolhimento para as pacientes naquele momento do cafezinho, muito lembrado por reunir as pessoas em volta da mesa para uma boa prosa e descontração.
O café de cada paciente foi preparado pelo próprio Leo Montesanto, que escolheu o Café Geisha para a ocasião. Conhecido por ser um dos cafés mais valiosos do mundo, ele possui um aroma acolhedor que rememora à “casa da avó”. A assessora técnica da Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia, Cynthia Lloyd também participou da ação.
Todas as pacientes em tratamento quimioterápico ainda receberam um brinde especial da empresa. Leo Montesanto fez questão de entregar o mimo a cada paciente, ouviu suas histórias e se emocionou. Maria do Rosário Alves Pereira, 46 anos, foi uma das pacientes do Baleia que participou da ação. Moradora da cidade de Turmalina, Minas Gerais, ela vem ao hospital a cada 21 dias para as sessões de quimio. A trabalhadora rural descobriu o câncer de mama há dois anos quando realizou uma mamografia durante uma ação do Outubro Rosa. “Todo ano, quando tinha essas campanhas, eu realizava o exame. E aí, em 2018, o médico viu um nódulo e pediu uma biópsia. Receber a notícia de um câncer de mama foi desesperador e só pensei que ia morrer. Mas com o início do tratamento no Baleia, fui muito bem acolhida, vi outras histórias e sei que Deus e os médicos estão fazendo o melhor por mim.” “Estou emocionada com esse evento hoje, está tudo muito lindo e o Outubro Rosa é muito importante para que as mulheres se cuidem e façam o exame da mamografia. Ainda estou em tratamento, mas, graças a Deus estou bem, porque descobri a doença no início”, completou Maria.
E para fechar com ‘chave de ouro’, durante todo o mês de outubro, a Coffee++ irá doar 5% do valor das vendas realizadas através do seu site coffeemais.com para a instituição.
O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Em 2020, o Hospital da Baleia realizou cerca de 28 mil procedimentos relacionados ao câncer de mama, dentre eles, consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia. Mesmo em um ano de pandemia, 238 cirurgias de câncer de mama foram realizadas, além de 47 mastectomias.
Aline Roberta, supervisora de Enfermagem da Oncologia, Leo Montesanto, fundador da Coffee ++ e a paciente, Maria do Rosário Alves Leo Montesanto, fundador da Coffee ++, Terezinha Cassimiro, paciente do Hospital da Baleia e Cynthia Lloyd, assessora da Superintendência Técnica do Hospital da Baleia Equipe de Enfermagem do Hospital da Baleia com o Leo Montesanto, fundador da Coffee ++
Hospital da Baleia
O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas