Campanha do Hospital da Baleia arrecada recursos para a compra de um laser odontológico de alta potência Campanha do Hospital da Baleia arrecada recursos para a compra de um laser odontológico de alta potência – Hospital da Baleia

Campanha do Hospital da Baleia arrecada recursos para a compra de um laser odontológico de alta potência

Postado em 23 de fevereiro de 2021

Através das doações dos Amigos do Baleia, por meio da campanha Operação Sorriso, o Hospital da Baleia adquiriu um laser de alta potência, um equipamento cirúrgico odontológico que será muito importante para os pacientes em tratamento de câncer.  O hospital também contou com a solidariedade da empresa Saúde e Inovação para aquisição do novo laser.

O laser cirúrgico pode ser utilizado em vários procedimentos. O aparelho é capaz de cortar o tecido, estimular coagulação, fechar os vasos linfáticos e terminações nervosas, sendo que, na cirurgia a laser, não há sangramento e nem necessidade de sutura, além do baixo risco de dor e inchaço no período pós-operatório.

“Com a baixa imunológica causada pelo câncer, é preciso tentar evitar que o paciente tenha qualquer tipo de infecção. O laser é um conforto, uma segurança a mais para o paciente. Somos um dos únicos hospitais do Brasil a ter esse laser de alta potência e isso só foi possível porque a sociedade abraçou a campanha Operação Sorriso”, explicou Dra. Juliana Grossi, cirurgiã – dentista do Hospital da Baleia.

Referência no tratamento oncológico adulto e pediátrico, o Hospital da Baleia realizou, em 2020, mais de 500 mil procedimentos médicos. Fora mais de 17 mil sessões de radioterapia, cerca de 12 mil sessões de quimioterapia e mais de 10 mil sessões de hormonioterapia.

O laser de alta potência foi adquirido com o recurso arrecadado na campanha ‘Operação Sorriso’.

Laserterapia na Odontologia

Os procedimentos odontológicos têm um grande aliado que é a laserterapia. Através da emissão de feixes de lasers específicos, os tecidos alterados sofrem influência desta luz, promovendo reações biológicas como a reparação tecidual (bioestimulação), redução da dor e inflamação, aceleração da cicatrização pós-cirúrgica e lesões orais, diminuição do edema, hematoma e sensibilidade.

Existem duas modalidades de lasers utilizados em odontologia: os lasers de alta potência (para procedimentos cirúrgicos, preparos de cavidades nos dentes, entre outros) e os de baixa potência (laserterapia). A laserterapia é indicada no tratamento de diversas doenças como mucosite oral, herpes zoster, aftas, paralisia facial, dentre outros.

 No Hospital da Baleia, os dois tipos de lasers são utilizados nos pacientes oncológicos.

Quer saber mais sobre essa e outras campanhas realizadas pelos Amigos do Baleia, acesse www.amigosdobaleia.org.br

Referência em saúde

O filantrópico Hospital da Baleia oferece 30 especialidades médicas e como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construído há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para a cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos, são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 90% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).