Carreta Sesc Saúde Mulher estaciona no Hospital da Baleia

O Hospital da Baleia, em parceria com o Sesc e com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, promovem o Sesc Praça da Saúde.  Desde o dia 11 de junho, até o dia 23 do mês de julho /2021, mulheres moradoras de Belo Horizonte poderão fazer, gratuitamente, exames preventivos. Serão oferecidos 696 exames, sendo 232 mamografias, 192 exames citopatológicos (papanicolau) e 272 exames ultrassons (pélvico, endovaginal e mama).

Para ter direito ao exame, as mulheres devem realizar o agendamento nos telefones 3489-1650 ou 3489-1669. A Secretaria Municipal de Saúde também encaminhará para a carreta Sesc Saúde da Mulher pacientes que estão aguardando por esses exames na fila do SUS.  

A carreta está estacionada na praça Benjamin Guimarães (Rua Juramento, 1464, Saudade), em frente ao edifício Maria Ambrosina (prédio amarelo). Ela está equipada com mamógrafo, sala de ultrassom e consultório ginecológico. Tudo pensado com muito carinho e seguindo os protocolos de segurança sanitária recomendados pelos órgãos de saúde. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com horário de almoço das 11h até às 12h. 

“Esta é uma ação para o diagnóstico precoce dos principais tipos de câncer que acometem as mulheres. Vale lembrar que os exames preventivos são muito importantes e devem ser realizados com a frequência estabelecida pelo Ministério da Saúde. Muitas pessoas só se lembram disso quando há grandes campanhas como o Outubro Rosa, por exemplo. Mas o alerta do Baleia é para que essa conduta vire uma constante e entre para o calendário oficial de todas as mulheres”, explicou a assessora técnica da Superintendência Técnica, Dra. Carolina Mourão.

Ainda de acordo com a Dra. Carolina Mourão, caso o exame confirme alguma alteração, a paciente será automaticamente encaminhada para continuidade do seguimento e tratamento no Hospital da Baleia.

Conheça o projeto

O Sesc Praça da Saúde promove a ampliação do acesso à saúde, aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e seus dependentes, além da população em geral.

Por meio das Unidades Móveis OdontoSesc, Sesc Saúde Mulher e MedSesc Oftalmologia são oferecidos serviços de mamografia, tratamento de cáries, exames de visão e muito mais.

Referência em saúde, humanização, ensino e pesquisa

O Hospital da Baleia tem em seu DNA a tradição do ensino e pesquisa, já que foi uma das primeiras instituições a oferecer residência médica no país. A instituição dedica 95% de seu atendimento ao SUS e oferece cerca de 30 especialidades médicas. Como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!