Cidadania e solidariedade: voluntários fazem a diferença na humanização do atendimento oferecido pelo Hospital da Baleia

Programa de Voluntariado atua na Hemodiálise, brinquedoteca, internação adulta e infantil, manutenção e no Bazar da instituição.

Ao longo dos anos, o Hospital da Baleia se tornou referência em Saúde no estado de Minas Gerais. O corpo clínico, a abrangência e transparência de sua governança são alguns dos pilares que o colocam em posição de destaque.  Além de todos esses pontos positivos, o que, mantém a instituição viva são os diversos tipos de doações; financeiras e corporativas. Mas, o que referencia o atendimento humanizado da instituição, além da equipe assistencial, é a doação de tempo dos seus voluntários. 

Os voluntários realizam atividades de humanização como contação de histórias, interações musicais e teatrais, palhaçaria, organização de bingos, brinquedoteca e ações em datas comemorativas, como Dia das Crianças, Outubro Rosa e Natal. Há quem dedique tempo a oferecer apoio espiritual e oficinas de artesanato, costura, pintura, entre outras. Eventos de beleza e bem estar também são organizados para elevar a autoestima dos pacientes, como cuidados com cabelo, unhas, pele, entre outros procedimentos de higiene pessoal. 

Atualmente, o Hospital da Baleia conta com centenas de voluntários, individuais ou grupos que contribuem para o bem-estar dos pacientes e acompanhantes e a melhoria da assistência oferecida pelo Hospital. É o caso da fundadora do grupo de voluntários Amor que Cura, Renata Medeiros. Diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2012, Renata realizou tratamento no Hospital da Baleia e, na oportunidade, percebeu que alguns pacientes não tinham condições financeiras de se alimentarem corretamente. “Isso me sensibilizou. E, durante o tratamento, usei meu auxílio doença para ajudar no café dos pacientes, lenço para os pacientes, entre outras ações”, afirma.

Atualmente, o Amor que Cura distribui café da manhã para 160 pacientes da Oncologia, todos os dias da semana. “Também visitamos os pacientes em suas casas e levamos alimentos, fraldas, cadeiras de rodas. Nas datas comemorativas, também fazemos ações especiais para levar um pouco de alegria para os pacientes”, conta. 

Dia do voluntariado

Dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. A Organização das Nações Unidas – ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.

Confira vídeo produzido pelo Hospital da Baleia:

O Hospital da Baleia

À disposição da população, são 30 especialidades médicas tendo como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Todos os anos são feitos em média, 500 mil atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fundada há 77 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!