Dezembro Laranja e o combate ao câncer de pele

Um país tropical, com sol praticamente todos os dias do ano, e o não uso do protetor solar. A junção ideal para o desenvolvimento do câncer de pele. O Dezembro Laranja, comemorado durante todo este mês, é dedicado ao combate do câncer de pele, tipo de doença mais incidente no Brasil, com mais de 180 mil novos casos ao ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente.

De acordo com a médica cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Isabela Souza, o câncer de pele é causado principalmente pela radiação do sol e é mais comum de aparecer nas áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e braços. Nos homens, a doença também aparece nas costas. “No Brasil não existe a cultura de usar o protetor solar, mas deveríamos usar todos os dias, inclusive em dias nublados ou em locais fechados e reaplicar pelo menos uma vez ao dia. Essa regra de ouro também vale para as pessoas com a pele negra.”

Pessoas com a pele clara têm que tomar o dobro de cuidado e, além de usar o protetor solar, é recomendável usar um chapéu ou boné ao sair exposto ao sol. Ainda segundo a Dra. Isabela, o câncer de pele, se tratado logo no início, tem mais de 90% de cura, porém, a doença pode trazer algumas complicações.  “Infelizmente algumas pessoas chegam para o tratamento com o câncer já muito desenvolvido, e isso leva às cirurgias mutilantes que defeitos do rosto e na face. Isso desencadeia outros problemas como a socialização, auto imagem ou até mesmo de funcionalidade. Um exemplo disso é o câncer no lábio que ao ser retirado pode levar a uma dificuldade para se alimentar”, explicou.

Dezembro Laranja 

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, uma iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Este ano,crianças e adolescentes são porta-vozes para abordar o tema de forma didática e descomplicada, mostrando a importância de não subestimar a doença e de levar em consideração medidas de fotoproteção desde a infância.

Os hábitos de exposição solar na infância são capazes de influenciar tanto no envelhecimento quanto no desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é importante que os pequenos tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da pele a partir de hábitos de fotoproteção, que incluem usar de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, preferir a sombra, evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.

Referência em Saúde

À disposição da população, são 30 especialidades médicas tendo como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare).Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fundada há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!