Cuidar da saúde da mulher, por meio da assistência ginecológica é a responsabilidade de um profissional adequado para isso, o ginecologista. Grande aliado das mulheres, o trabalho prestado pelo ginecologista é fundamental para a saúde do sistema reprodutor feminino e do colo do útero.
O colo uterino, em especial, é uma área sensível que merece cuidados. O câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais freqüente nas mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Até o final deste ano, a expectativa é de mais de 16 mil novos casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Mas ao contrário de muitos outros, o câncer de colo do útero pode ser prevenido. E enquanto as doenças de mama e ovário são mais comuns em mulheres acima de 50 anos, este tumor é mais freqüente entre as mulheres jovens. “É uma doença de desenvolvimento lento que nos estágios iniciais pode evoluir para sangramento vaginal, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais”, explicou o médico ginecologista do Hospital da Baleia, Dr. Maurício Bechara.
Ainda de acordo com o médico, o diagnóstico é feito através de exame ou biópsia e o tratamento varia de acordo com o estágio do tumor. “Nos estágios iniciais pode ser feita cirurgia e nos mais avançados o tratamento é com quimioterapia e radioterapia.”
Além do câncer de mama, o Outubro Rosa também trouxe reflexões importantes acerca da doença. Fique atento às informações de como se prevenir.
Prevenção
O uso de preservativo durante as relações sexuais é fundamental para diminuir o risco de transmissão e infecção pelo papilomavírus humano. A transmissão também pode ocorrer no parto.
Atualmente, existe a vacina contra o HPV, indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, além de pessoas que vivem com HIV e indivíduos transplantados na faixa etária de 9 a 26 anos. Importante ressaltar que a vacinação é medida preventiva, não sendo eficaz contra infecções ou lesões por HPV já existentes.
Referência em Saúde
O filantrópico Hospital da Baleia oferece 30 especialidades médicas e como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).