
O Hospital da Baleia, em parceria com a Secretária de Saúde, montou um stand com o objetivo de promover o Novembro Azul no Mercado Central, onde ofertou 500 testes de PSA voltados para a população masculina a partir dos 50 anos. O atendimento foi feito por ordem de chegada.
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue usado para rastrear, diagnosticar e monitorar doenças da próstata a hiperplasia prostática benigna (HPB) e a prostatite e sobretudo, o câncer. Quando o marcador está fora dos padrões adequados, indica alguma alteração na próstata que deve ser investigada por um médico especialista.

O Superintende técnico do Baleia Dr. Samar Musse Dib compareceu no evento e destacou sua importância: “O Novembro Azul traz a reflexão do homem para se prevenir principalmente o câncer de próstata e precisamos ficar atentos pois, é o principal câncer que acomete aos homens.”
Ressaltou também que há homens que compõe um grupo de risco: obesos, afrodescendentes e/ou com histórico familiar. Nestes casos, devem fazer o rastreio para a descoberta ou não do câncer de próstata a partir dos 45 anos de idade.
Welington Gomes dos Santos, 59 anos, que mora em Ibirité disse: “Eu levantei cedo para fazer o exame pois, tenho pessoas da minha família que faleceu decorrente a este tipo de problema, é bom fazer o controle.”
Os testes coletados ao longo do dia serão avaliados em laboratório e o Hospital da Baleia notificará a todos com os resultados em até 2 (dois) dias.