Fissura labiopalatina e Cirurgia Ortognática

O Hospital da Baleia, por meio do seu Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), traz a você o que é a fissura labiopalatina e quais casos são os mais indicados para a Cirurgia Ortognática, dois serviços do hospital que são referências em Minas Gerais.

FISSURA LABIOPALATINA

O que é a fissura labiopalatina?

A fissura labial ou lábio leporino é uma falha na formação do lábio que se origina durante a gravidez. Pode estar acompanhada também da falta de parte do céu-da-boca, sendo chamada, então, de fissura labiopalatina. A presença da fissura pode prejudicar a fala, a alimentação, a audição, os dentes e a respiração. Mas existem tratamentos específicos para corrigi-las e que, se iniciadas nos primeiros meses de vida da criança, aumentam a chance de uma vida normal.

Qual a causa da fissura?

As fissuras podem ter causas diferentes. Algumas são decorrentes de fatores hereditários, portanto relacionadas aos genes dos pais. Outras podem ser causadas por influências ambientais, como o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro, drogas ou remédios durante os primeiros 3 meses de gravidez. Existem, também, aquelas provocadas por doenças viróticas contraídas pela mãe durante a formação do bebê.

O diagnóstico precoce das fissuras pode ser feito durante a gravidez. Por isso, é essencial que a mãe faça um pré-natal adequado, com a realização da ultrassonografia morfológica. Caso o bebê tenha uma fissura, siga todas as recomendações médicas e procure o atendimento do Hospital da Baleia assim que ele nascer.

Qual o tratamento?

O tratamento das fissuras depende do seu tipo, tamanho e gravidade. Mas, é muito importante que ele comece nos primeiros meses de vida. Além disso, a criança precisará do acompanhamento de uma equipe composta por vários tipos de profissionais, durante muitos anos. No Hospital da Baleia, essa equipe é formada por especialistas das áreas de:

  • Cirurgia Plástica;
  • Enfermagem especializada;
  • Fonoaudiologia;
  • Genética;
  • Nutrição;
  • Ortodontia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Pediatria;
  • Psicologia;
  • Serviço Social;
  • Cirurgia Ortognática;
  • Oftamologia.

A cirurgia plástica para o fechamento do lábio é aconselhada a partir dos 6 meses de vida da criança. O céu-da-boca é operado por volta dos 2 anos. Além disso, o paciente será acompanhado pelos especialistas que realizarão os tratamentos necessários para melhorar a sua condição de vida, o que pode se estender até aos 20 anos de idade.

Como ser atendido no Baleia?

  • Pacientes que residem em Belo Horizonte:

As primeiras consultas com a equipe multidisciplinar são marcadas exclusivamente pela Central de Marcações de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde. Para isso, o paciente deve ir a um posto de saúde próximo à sua casa, onde será atendido por um profissional que fará o encaminhamento para o Centrare, no Hospital da Baleia, na especialidade Cirurgia para Deformidades Crânio faciais/ Labiopalatais. É de responsabilidade da Central de Marcação da Secretaria o agendamento da primeira consulta e a comunicação da data aos pais ou responsáveis do paciente. O Hospital da Baleia não faz o primeiro agendamento. Todo atendimento é realizado pelo SUS, via Central de Marcações.

  • Pacientes que residem fora de Belo Horizonte:

Procure os postos de saúde ou as Secretarias Municipais de Saúde de sua cidade para que sejam encaminhados pelos convênios intermunicipais e Secretaria Estadual de Saúde. O agendamento será realizado pela Central de Marcações de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, que comunicará com o paciente a data marcada. O Hospital da Baleia não faz o primeiro agendamento. Todo atendimento é realizado pelo SUS.

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

O que é Cirurgia Ortognática?

A cirurgia Ortognática é realizada nos casos que necessitam de uma correção dos problemas de crescimento da face e das arcadas dentárias e que podem provocar distúrbios na mordida, articulações da mandíbula, respiração, bem como prejudicar a estética do rosto (queixo muito para dentro ou muito para fora, em relação a parte superior da boca).A cirurgia é feita por um cirurgião buco-maxilo-facial, após os 20 anos de idade do paciente. Para realizar a cirurgia é necessário que o paciente esteja também em tratamento ortodôntico, usando aparelhos fixos.

Como ser atendido no Baleia?

As primeiras consultas com a equipe multidisciplinar são marcadas exclusivamente pela Central de Marcações de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Para isso, o paciente deve ser ir a um posto de saúde próximo à sua casa, onde será atendido por um profissional que fará o encaminhamento ao Centrare, no Hospital da Baleia, na especialidade Cirurgia para Deformidades Crânio faciais/ Labiopalatais. É de responsabilidade da Central de Marcação da Secretaria o agendamento da primeira consulta e a comunicação da data aos pacientes. O Hospital da Baleia não faz o primeiro agendamento. Todo atendimento é realizado pelo SUS.

O que levar para a consulta?

No dia marcado, o paciente, já com aparelho ortodôntico fixo, deverá trazer para a avaliação pré-cirúrgica, os modelos de gesso de estudo atualizados. Peça ao seu ortodontista para fazer esses modelos.

O que o seu ortodontista precisa saber?

Para indicar o paciente para a avaliação cirúrgica, verifique se os seguintes parâmetros de preparo ortodôntico estão adequados:

  1. Alinhamento e nivelamento completo das arcadas, com fios de aço 0.18”x 0.25” ou superior
  2. Descompensações dentárias realizadas
  3. Ausência de diastemas ou espaços (exceto nos casos planejados para implantes)
  4. Todos os molares bandados (primeiros e segundos), alinhados e nivelados
  5. Exodontia dos terceiros molares (quando indicadas) realizadas há pelo menos 6 meses.

Pacientes com preparos ortodônticos inadequados NÃO serão encaminhados para cirurgia.

Mais informações: (31) 3489-1644 ou 1666.