Instituição filantrópica é referência em atendimento médico-hospitalar humanizado e de excelência em Minas Gerais
Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia recebe o prêmio “Melhores ONGs 2020”. Anualmente, 100 organizações brasileiras sem fins lucrativos, são reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento integram a premiação.
Neste ano, apesar da continuidade das dificuldades impostas pela pandemia, o Prêmio teve um número recorde de inscrições: 1033 organizações se inscreveram na premiação, que é a maior do terceiro setor no Brasil.
“Para a gente, 2021 é um ano muito especial, não só porque tivemos o maior número de ONGs inscritas, mas também por uma sequência de anos com melhorias significativas no nível das inscrições. São organizações cada vez mais profissionais”, afirma Fernando Nogueira, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que coordena o processo de avaliação das concorrentes do Prêmio desde a primeira edição. “Ficamos ainda mais alegres se lembramos que este é um ano complicado, que vem depois de outro que já tinha sido difícil. Isso mostra a importância das organizações da sociedade civil, mas também que elas têm tido um reconhecimento dos doadores, das comunidades, das pessoas físicas, das empresas, que a maior parte do Brasil valoriza a atuação dessas organizações”.
“A conquista desse prêmio, pelo terceiro ano consecutivo, ressalta o valor e reputação do Hospital da Baleia, reforça a confiança pública e atesta nossa transparência e boas práticas de gestão desta instituição que é um dos maiores hospitais filantrópicos de Minas Gerais”, afirmou Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia.
A cerimônia de premiação será no dia 9 de dezembro, às 18h, com transmissão pelo youtube do Canal Futura. Além da solenidade, serão apresentados os destaques nas categorias especiais por tipo de causa e melhor ONG entre todas, a melhor de cada estado — além das 100 melhores.
Outra novidade desta edição é que, pela primeira vez, a ONG que levar mais gente para torcer por ela também vai ser reconhecida. É a campanha “Maior Torcida do Brasil”, que convoca as 100 melhores a chamar todos os seus apoiadores pra acompanhar a cerimônia de premiação, mostrando também que elas têm muita gente engajada com seus trabalhos. Faça parte também da torcida do Baleia e acesse https://www.youtube.com/c/CanalfuturaOrgBr para acompanhar a premiação.
O prêmio é uma realização do O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize e do Canal Futura.
O Hospital da Baleia
À disposição da população, são 30 especialidades médicas tendo como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fundada há 77 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros.