Projeto reúne 37 instituições médicas, entre elas o Hospital do Amor de Barretos, para melhoria do tratamento de câncer infantojuvenil
Abril de 2025 é o mês que marca a entrada do Hospital da Baleia na Aliança AMARTE, um projeto criado em parceria pelo oncologista pediátrico Dr. Luiz Fernando Lopes, unindo o St. Jude Children’s Research Hospital, de Memphis (EUA) e o Hospital do Amor, de Barretos – SP. A eles, se juntam atualmente 37 instituições médicas com o objetivo de melhorar protocolos, procedimentos e o diagnóstico de mais crianças.
Segundo dados do AMARTE, no Brasil, cerca de apenas 50% dos casos de câncer infantojuvenil são diagnosticados, deixando uma subnotificação alta de crianças e adolescentes que não chegam a ter acesso ao tratamento adequado. Com os esforços da iniciativa, que tem apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos próximos 10 anos, objetivam alcançar mais de um milhão de diagnósticos a mais do que se consegue atualmente.

O evento de anúncio da parceria com o Hospital da Baleia ocorreu na manhã desta terça-feira (8), no auditório Banco BS2, Unidade Maria Ambrosina. Contou com a presença do idealizador do AMARTE, Dr. Luiz Fernando Lopes, além de membros da diretoria, corpo clínico e assistencial do Baleia.
Segundo Lopes, o termo ‘Amarte’ significa: Apoio Maior, Aumentando Recursos e Treinamento Especializado. “A iniciativa representa a tentativa de aumentar a sobrevida de todas as crianças dos centros que estão envolvidos na Aliança, padronizando os protocolos de tratamento e diagnóstico de todas as entidades. Trata-se de um trabalho colaborativo entre vários segmentos, com profissionais da área jurídica, serviço social e todas as outras de saúde, que fazem reuniões mensalmente para desenvolver as melhorias”, afirmou.
O diretor executivo do Baleia, Fábio Patrus, pontua que esta parceria é mais um passo na direção de transformar o Baleia com procedimentos e experiências de alta qualidade. “texto da sonora”
A parceria e adesão à Aliança AMARTE faz parte da estratégia do Baleia de fortalecera qualidade assistencial e nossa excelência dentro dos centros de especialidade do Hospital. A oncopediatria é uma área estratégica, na qual estamos preconizando atuar em diversas áreas incluindo ensino, capacitação e procedimentos assistenciais de padrão internacional”, explicou.
O Hospital da Baleia atendeu em 2024 a cerca de 600 crianças e adolescentes com câncer. Nos últimos meses, concluiu a reforma da ala de internação pediátrica, setor onde são atendidos os pacientes da oncopediatria.
Para o Coord. Da Oncopediatria do Baleia, Dr. Eduardo Ribeiro, “a entrada na Aliança AMARTE nos interliga a 37 centros de referência em oncoplogia pediátrica no Brasil, além de ser o primeiro passo para entrarmos na Aliança Global, gerenciada pelo Hospital St. Judes, de Memphis. Nosso objetivo é trazer benefícios para nossos pacientes oncológicos”, explica Ribeiro.
Projeto Aliança AMARTE
O termo ‘Amarte’ significa: Apoio Maior, Aumentando Recursos e Treinamento Especializado. A iniciativa representa a tentativa de aumentar a sobrevida de todas as crianças dos centros que estão envolvidos na Aliança, padronizando os protocolos de tratamento e diagnóstico de todas as entidades. Trata-se de um trabalho colaborativo entre vários segmentos, com profissionais da área jurídica, serviço social e todas as outras de saúde, que fazem reuniões mensalmente para desenvolver as melhorias.
Atualmente, 37 instituições que tratam pacientes pediátricos com câncer fazem parte da aliança, que conta com o Hospital da Amor de Barretos e, mais recentemente, o Hospital da Baleia, entre os centros de referência.