Hospital da Baleia celebra dia de conscientização de Fissura Labiopalatina 

Ação irão entreter e informar as mais de 100 crianças e os familiares presentes  

O dia 24 de junho é marcado pela celebração do Dia Nacional de Conscientização sobre Fissuras Labiopalatinas no Brasil. A data representa milhares de crianças que, todos os anos, nascem com algum tipo de deformidade atrelado a não fechamento completo dos lábios e/ou do céu da boca. 

Celebrando esta data, o Hospital da Baleia vai realizar um dia especial com o tema: “Sorrisos que Transformam Vidas!”. O evento é voltado aos pacientes do Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas e outras Deformidades Craniofaciais, o Centrare, começando a partir das 10h, com oficinas interativas, distribuição de kits de colorir, brindes, algodão doce, ação com animadores e palestras com profissionais especializados no tema. 

O Centrare foi fundado em 2002 e, desde então, se tornou referência no estado de Minas Gerais na atenção clínica, cirúrgica e de reabilitação de fissurados. Oferta, para seus pacientes, 12 especialidades que atuam em conjunto, definindo caso a caso o plano de tratamento.  

As crianças são atendidas desde os primeiros dias de nascidas, com orientação aos pais sobre como cuidar da condição. O tratamento se estende até o fim da formação, por volta dos 18 anos de idade. Ao londo deste tempo, são realizadas cirurgias plásticas e de recomposição de lábios, palato e outras estruturas, além de acompanhamento com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, ortodontistas, geneticista, psicólogos, enfermeiros, entre outros. 

Fissuras Labiopalatinas 

As fissuras labiopalatinas são os defeitos congênitos mais comuns entre as malformações que afetam a face do ser humano, atingindo uma criança a cada 650 nascidas. Somente no Brasil, em torno de cinco mil crianças nascem com o defeito, por ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. 

O Hospital da Baleia atende a crianças que apresentam este quadro no Centrare, um centro com profissionais especializados nessas alterações. São mais de 6.500 pacientes em tratamento com idades de zero a 18 anos, em fases distinta de acompanhamento. Por semana, 8 novos casos são acolhidos, com crianças de todo o território mineiro. 

Programação:  

Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina 

Quando: 24 de unho 

Horário: das 10h às 14h 

Ações assistenciais e educativas: 

10h30 – Odontologia: Roda de conversa para orientações e esclarecimentos com “ênfase nos cuidados bucais”  

12h – Psicologia: Roda de conversa sobre a presença da Psicologia no cuidado dos pacientes com fissura labiopalatina  

12h30 – Enfermagem: Orientações sobre fluxo e importância do segmento no tratamento dos pacientes 

13h – Fonoaudiologia: Orientações e esclarecimentos às famílias 

*outras ações ocorrem durante todo o período 

Posts Relacionados