Sessão solene foi proposta pela vereadora Loíde Gonçalves do MDB
Na segunda-feira (9), às 19h, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou uma sessão solene em homenagem ao Hospital da Baleia pelos 80 anos de fundação.
A cerimônia é fruto de proposta da vereadora Loíde Gonçalves, com intuito de reconhecer os serviços prestados pela instituição à população mineira, em especial aos moradores de Belo Horizonte.
No evento estiveram vereadores, voluntários, membros do corpo clínico e apoiadores da instituição.

Além do octogésimo aniversário, 2024 é um marco na história do Hospital pela adesão ao Programa Federal 100% SUS, pelo qual passou a atender, com exclusividade, a pacientes da rede pública, referenciados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Por ser uma instituição filantrópica, o Hospital da Baleia permanece contando com o apoio e as doações da sociedade, além de recursos de emendas parlamentares, entre as quais as destinadas pelos vereadores da capital. Atualmente, essa fonte de recursos compreende cerca de 50% de todo o valor arrecadado pelo Hospital.
Por ano, o Baleia realiza mais de 720 mil procedimentos, somando mais de 22 mil cirurgias, 52 mil sessões de hemodiálise, 30 mil sessões de quimio e radioterapia e 410 mil exames. Entre as 33 especialidades ofertadas, destacam-se a saúde da mulher, a pediatria, a oncologia e a ortopedia.