O câncer de próstata é o de maior incidência nos homens em todo o mundo, excetuando o câncer de pele. Só no Brasil, 160 mil casos novos por ano são registrados, com 16 mil mortes. O número de mortes pode e deve diminuir, basta apenas que os homens façam o preventivo.
Os exames são indicados a todos os homens que completarem 50 anos de idade. Nos casos em que houver histórico familiar de câncer na próstata, é necessário antecipar para 45 anos de idade. A doença tem como principal fator a idade, mas também é induzida por fatores genéticos. Fatores externos como uso de cigarro, sedentarismo, poluição, estresse e depressão.
Segundo o Coordenador da Urologia do Hospital da Baleia, Drº Marcelo Salim, no mês de novembro a procura pelo exame aumenta e este movimento salva vidas. “Todo mês de novembro vemos uma procura maior, muitos homens se lembram por conta da campanha e procuram atualizar o preventivo. Afirmo que isso salva vidas, efetivamente, porque nas fases iniciais há mais de 90% de cura”, explicou o especialista.
Este foi o caso do paciente José Roberto Caldas, de 66 anos. Ele conta que sempre fez os exames de rotina e que, no momento do diagnóstico, apesar do resultado não se abalou. “Na verdade, para mim foi uma coisa pra mim quase que normal, porque sempre fiz os exames, a cada seis meses. Por isso, quando constatou, por estar no início, foi algo tranquilo”, comentou.
Ele fala que do diagnóstico à cirurgia foi rápido. “Com pouco mais de um mês já estou operando. Meu irmão já passado por essa cirurgia, também com um médico aqui do Baleia e me indicou. Marquei a entrevista, agendamos e já fizemos a cirurgia, já estou livre de preocupação”, disse aliviado.
Ainda deixou um recado aos outros homens: “A prevenção é a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo. Faça os exames necessários se preparando para que, se um dia vier acontecer, que seja ameno e não cause uma preocupação maior”.
O Hospital da Baleia tem entre as especialidades ofertadas aos pacientes a urologia que, neste mês de novembro está fazendo uma cirurgia de retirada de câncer de próstata por dia. O caminho, explica o Salim, é buscar o atendimento numa unidade básica de saúde e, com encaminhamento, procurar o hospital referenciado.
Câncer de Próstata
- Ocorre, na maioria das vezes após os 50 anos de idade
- é silencioso, não tem sintomas no início, apenas quando em estágio avançado. Por isso os homens são convocados a fazerem o exame preventivo que se constitui no toque retal e o exame de sangue PSA
- PSA proteína produzida na próstata, que aumenta muito quando há câncer
- No Brasil, 160 mil casos diagnosticados e 16 mil mortes por ano no Brasil
- São 40 mortes por hora no país
- Quando identificado nas fases iniciais, existe cura para mais de 90% dos casos
- Os homens que se enquadram devem fazer anualmente o exame
- A partir dos 50 anos, ou quando há casos na família com câncer de origem genética antes dessa idade, a partir dos 45 anos.
- Minas Gerais – 60 homens a cada 100mil habitantes são acometidos por ano.
- Cigarros aumentam em 10x a possibilidade de câncer de próstata
O fator preponderante para o aparecimento de um câncer de próstata é a idade. Esse fator pode ser acelerado com predisposição genética, além de fatores externos como estresse, depressão, fatores poluentes, uso de cigarro.