Hospital da Baleia realiza live sobre o câncer de cabeça e pescoço

No dia 27 de julho, dia mundial dedicado à Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, o Hospital da Baleia realiza uma live para falar sobre o importante assunto.

A live será apresentada pela Ana Cláudia Lima, coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital da Baleia e contará com a participação das convidadas, Dra.Joana Conegundes, cirurgiã de cabeça e pescoço do Hospital da Baleia e a Janaína Gomes, psicóloga do Hospital da Baleia. A transmissão acontecerá pelo instagram @hospbaleia, às 19h, e será aberta a perguntas sobre o assunto. Além da live, o hospital tem promovido uma série de ações com os pacientes que vêm ao hospital para consulta no ambulatório SUS, incluindo palestras, distribuição de informativos e brindes personalizados e intervenções com a equipe multidisciplinar para o esclarecimento de dúvidas sobre a doença e o tratamento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de cabeça e pescoço, que inclui câncer de boca, laringe e demais sítios dessa região é hoje o segundo mais frequente entre os homens no Brasil, atrás somente do câncer de próstata. Já nas mulheres, o câncer de tireoide é o mais preponderante, sendo o quinto mais comum dentre elas.

Essa doença abrange toda a cavidade oral: língua, boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, glândulas salivares, ossos da face, tireoide e pele. Por ano, o câncer de cabeça e pescoço é responsável por cerca de 10 mil mortes no Brasil. O Inca estima que, no total, devem ser diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no país, sendo que os cânceres de cabeça e pescoço representam 8% e 10% desse total.

Referência em saúde, humanização, ensino e pesquisa

O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico e atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Pediatria, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare) e mais de outras 30 especialidades médicas. 

Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!