O Hospital da Baleia receberá R$ 9,5 milhões em recursos do acordo do Estado de Minas Gerais com a Vale. A solenidade de anúncio da destinação do recurso foi realizada hoje, 13/08, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A destinação, no total de R$ 84,5 milhões, abrange programas socioassistenciais, instituições de saúde e o apoio ao processo de produção da vacina contra a Covid-19 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com o recurso recebido, o Hospital da Baleia mais que dobrará a área dedicada ao Centro de Nefrologia. A expectativa é que em 15 meses, o espaço passe a ocupar mais de 2 mil m², com 105 cadeiras de hemodiálise que possibilitarão a realização de mais de 100 mil sessões/ano. As sessões de hemodiálise são realizadas em 3 turnos ao dia, 6 dias por semana e tem duração de 4 horas cada sessão.
Estão previstos neste projeto de ampliação toda parte elétrica, hidráulica, de gases medicinais, ar condicionado, incêndio e sinalização; materiais para alvenaria, pisos, paredes e forros; novas máquinas de hemodiálise, reprocessadores de capilares, além de mobiliários.
O novo Centro também contará com poltronas elétricas, que promovem mais autonomia ao paciente e ergonomia nas atividades assistenciais, espaço individualizado para a equipe multidisciplinar, além de uma sala exclusiva para pacientes transplantados. Isso garantirá um atendimento ainda mais humanizado e digno aos pacientes, familiares e colaboradores. Após recebimento do recurso, a Instituição dará início aos projetos arquitetônicos e complementares para execução da obra.
“O Hospital da Baleia tem 77 anos de história dedicada a cuidar da saúde dos mineiros. A ampliação do nosso Centro de Nefrologia dobrará a área dedicada à Hemodiálise, assim como o número de sessões oferecidas. Este é um sonho antigo e que agora se tornará realidade. Proporcionaremos aos nossos pacientes um atendimento ainda mais humanizado e confortável, além de abrir vagas para pessoas que hoje encontram-se na fila à espera de um tratamento renal”, afirmou Tereza Guimarães Paes, Diretora-Presidente da Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia.
O Hospital da Baleia é referência estadual na oferta de assistência integral (equipe multidisciplinar) a pacientes nefropatas, com internações, sessões de hemodiálise, diálise peritoneal e transplantes renais em adultos e crianças. Atualmente, por ano, são mais de 52 mil sessões de hemodiálise realizadas.
Além disso, o Baleia é referência municipal no atendimento a pacientes com doença renal crônica, suspeitos ou confirmados com a COVID-19. Além do atendimento a pacientes do CTI COVID que, como seqüela, desenvolveram doença renal crônica. Desde o início da pandemia, foram mais de 1.200 sessões de hemodiálise nos pacientes com esse perfil.
O chamado acordo da Vale vem como reparação aos impactos socioeconômicos e socioambientais gerados pelo rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho, em janeiro de 2019.
Hospital da Baleia
O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.