Imposto Solidário pode virar doação Imposto Solidário pode virar doação – Hospital da Baleia

Imposto Solidário pode virar doação

Postado em 15 de abril de 2021

Você sabia que pode doar parte do imposto que paga para o Hospital da Baleia?

Pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto de renda para o Fundo do Idoso. Já as pessoas jurídicas (empresas tributadas pelo lucro real) podem direcionar até 1% do imposto devido.
No Hospital da Baleia, esse dinheiro será investido no projeto “Humanização no Cuidado do Idoso Dialítico do Hospital da Baleia”, que busca a ampliação da atenção ao idoso que se encontra em estágio avançado da doença renal, fornecendo condições assistenciais para suprir suas necessidades referentes ao alívio dos sintomas, bem como as condições para amenizar seu sofrimento psíquico e de sua família, além de melhorar sua qualidade de vida.
Com a aprovação da prorrogação da declaração do imposto de renda 2021 pelo Congresso, quem ainda não declarou, pode destinar parte do seu imposto ao Hospital da Baleia até 31 de julho.
Já as pessoas jurídicas têm sempre até o dia 31 de dezembro do ano corrente para direcionar o imposto.  
 
Quer contribuir com essa causa nobre sem tirar nenhum centavo do bolso?


SAIBA COMO DECLARAR:


Passo 1 –  Selecionar Opção de Tributação – Por deduções Legais (somente assim aparecerá a possibilidade de destinação direta).
 
Passo 2 –  Em Fichas da Declaração selecionar “Doações Diretamente na Declaração”.

Passo 3 –  Após selecionar a opção acima, uma nova janela com 2 abas irá abrir. E então, selecione a aba “Idoso” e clique em “novo” (canto direito inferior).

Passo 4 – Após preencher todo o formulário do programa da Receita Federal, na seção Ficha da Declaração, você deve selecionar o tópico “Doações Diretamente na Declaração.

Passo 5 – Uma nova aba abrirá, indicar Fundo Municipal do Idoso, escolher o município de Belo Horizonte. O programa indicará automaticamente o CNPJ do Fundo e o valor máximo que você pode destinar.
 
Passo 6 – Preencha o valor e observe que seu imposto a pagar irá diminuir, ou o valor da restituição irá aumentar.
 
Passo 7 – Por último selecione a aba DARF – DOAÇÕES diretamente na declaração. Imprima o DARF e pague até o vencimento.O valor do imposto a pagar será deduzido da doação, ou a sua restituição virá maior, inclusive com correção.
 
Passo 8 – Agora é só enviar o comprovante de pagamento do DARF, por e-mail, para o Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte (fumid@pbh.gov.br e cmi.bh@pbh.gov.br ) com cópia para a Rede de Amigos (doacaoir@hospitaldabaleia.org.br), informando que a doação é para o projeto “Humanização no Cuidado do Idoso Dialítico do Hospital da Baleia.
Aqui no Hospital da Baleia, o seu Imposto de Renda transforma vidas!