
O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos e é neste período temos a campanha dedicada a saúde mental e emocional o “Janeiro Branco”. A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão com o objetivo de sensibilizar a população para a para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.
O Hospital da Baleia integra a campanha Janeiro Branco por meio do trabalho da equipe de psicologia, que atua junto a pacientes e familiares como parte essencial da equipe multiprofissional, composta também por profissionais de nutrição, fisioterapia, assistência social e terapia ocupacional.
A psicologia hospitalar tem ganhado relevância nas últimas duas décadas por promover um atendimento integral ao paciente, indo além do tratamento estritamente clínico. No Baleia, esse serviço foi implantado no final da década de 1990 pela atual Presidente do Conselho Curador da Fundação Benjamin Guimarães, Tereza Guimarães Paes, psicóloga que iniciou e consolidou essa importante frente de cuidado na instituição.
Atualmente, o Hospital conta com uma equipe de cinco psicólogos, sob a coordenação da psicóloga Janaina Gomes, que realizam, em média, 530 atendimentos por mês, ultrapassando 6 mil atendimentos anuais. Cerca de 80% desses atendimentos são realizados à beira do leito, junto a pacientes internados. Segundo Janaina: “Esse acompanhamento psicológico contribui significativamente para a adesão ao tratamento e pode impactar positivamente a resposta clínica e fisiológica dos pacientes.”
Além do cuidado direto aos pacientes, os psicólogos do Baleia atuam de forma ativa junto aos familiares, oferecendo suporte emocional para enfrentar os desafios e as fases mais difíceis relacionadas à condição de saúde de seus entes queridos. Esse trabalho reforça o compromisso do Hospital com um cuidado humano, integral e centrado nas pessoas.


