#JulhoVerdeNoHB #JulhoVerdeNoHB – Hospital da Baleia

#JulhoVerdeNoHB

Postado em 7 de julho de 2020

Dra. Isabela Sousa de Paula, cirurgiã de cabeça e pescoço, fala sobre os sintomas de cânceres que acometem essa região.

Durante o mês de julho, falamos da importância do diagnóstico precoce e da prevenção para os tumores de cabeça e pescoço. Ele corresponde a 3% dos tumores malignos no Brasil e é mais frequente em homens, a partir dos 50 anos. Estima-se que, até 2022, 625 mil novos casos sejam diagnosticados no país.

Pensando nisso, o mês se colore de verde com diversas ações voltadas para falar sobre o assunto. Uma delas será em 27/7, data escolhida por organizações mundiais ligadas à doença, com Dra. Isabela Sousa de Paula participando de um bate-papo no Instagram do Hospital, ao vivo, para tirar todas as dúvidas.

Mas, afinal de contas, o que é o câncer de cabeça e pescoço?

Dra. Isabela responde:

Dra. Isabela Sousa de Paula, membro da equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital da Baleia.

É um conjunto de tumores que envolve a pele da face, pescoço, boca, garganta (orofaringe), seios da face, laringe (onde ficam as cordas vocais), glândulas de saliva e tireoide. Tumores no cérebro e sistema nervoso NÃO fazem parte deste grupo.

As principais causas desses tipos de cânceres são o cigarro e o álcool, mas infecções pelo vírus HPV e exposição ao sol também são fatores importantes.

Fique atento aos sinais de alerta:

  • rouquidão persistente;
  • dificuldade para engolir;
  • nódulos (caroço) no pescoço com mais de 2 cm que persistem por mais de 2 semanas;
  • lesões na boca ou pele que não cicatrizam por mais de 2 semanas.

Lembre-se: a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de alcançarmos o sucesso no tratamento. Em caso de dúvidas, procure seu médico.