#MêsDoEnfermeiro – Parte 2

Especialmente em 2020, as homenagens aos enfermeiros se tornam essenciais.

Durante a manhã do dia 12 de maio, em comemoração ao Dia da Enfermagem, Diretoria, médicos, profissionais das áreas administrativas e demais colaboradores prestaram homenagens aos enfermeiros do Hospital da Baleia com uma salva de palmas. O grupo foi a cada setor (Oncologia, Hemodiálise e alas de Internação) para celebrá-los e entregar pães de mel e pipoca gourmet para os profissionais da Enfermagem. O corpo de Enfermagem da Instituição filantrópica, em Belo Horizonte, com maioria dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), tem assegurado um cuidado de excelência com os pacientes durante a pandemia da COVID-19, mantendo a qualidade e humanização do atendimento que o Hospital carrega há mais de 75 anos.

No início da manhã do dia 12, além das palmas, foi disparado por WhatsApp um vídeo especial da gerente de Enfermagem, Cynthia Lloyd, que está em licença à maternidade. Sua mensagem parabeniza os colegas e reforça o quanto eles são importantes, ainda mais neste momento inédito na vida de todos nós. Nas redes sociais e aqui no site do Hospital haverá homenagens e testemunhos de enfermeiros sobre a profissão e sobre a luta contra a pandemia.

É de extrema importância reconhecermos toda a luta da equipe, ainda mais agora, que estão na linha de frente da luta contra a COVID-19, que estão longe de seus familiares, por serem grupo de risco, e por cuidarem dos pacientes sempre com carinho e dedicação.

Dr. Mozar de Castro Neto. vice diretor-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, superintendente técnico e infectologista da Instituição

Todos os anos, o Baleia realiza uma semana inteira de comemorações, com palestras motivacionais, massagens, brindes, sorteios e muita alegria. Não foi possível este ano pelo motivo que todos nós sabemos. Mas não podemos deixar passar a data, já que os enfermeiros são profissionais cruciais na luta contra a pandemia e têm colocado a vida dos outros em evidência, deixando seus familiares em segundo plano, vivendo intensamente este momento. São os nossos heróis, exemplos de altruísmo e compaixão pelo próximo.

Maíra Sgarbi, gerente de Recursos Humanos do Hospital da Baleia.

Referência em saúde

À disposição dos mineiros, são mais de 27 especialidades médicas e Centros de Referência em Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construído durante uma epidemia tão mortal quanto esta – a tuberculose, o Baleia sempre se preocupou de cuidar de quem mais precisava. Desde aquela época, o Hospital conta com a destinação de recursos e doações voluntárias para a cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos, são mais de 600 mil procedimentos médicos destinados aos cidadãos de 88% dos municípios mineiros, sendo 90% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!