No mês da mulher, Baleia inaugura novo mamógrafo e outros equipamentos 

Investimentos beneficiarão pacientes atendidos por diversas especialidades médicas 

Na terça-feira (17), às 12h, o Hospital da Baleia celebrou a aquisição de novos equipamentos cirúrgicos e de exames de imagem. Trata-se de em novo mamógrafo, além de um equipamento de ultrassonografia, dois arcos cirúrgicos, dois sistemas de videolaparoscopia e oito perfuradores ósseos. 

As aquisições foram realizadas com recursos do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com apoio da Assembleia Legislativa. 

O evento de inauguração contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Fábio Baccheretti, além dos deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Mauro Tramonte. Eles serão recebidos pela Presidente do Conselho Curador da Fundação Benjamin Guimarães / Hospital da Baleia, Tereza Guimarães Paes, além de diretoria e superintendências. 

O novo mamógrafo é um aparelho digital de última geração. O equipamento irá substituir o antigo aparelho semianalógico, otimizar o diagnóstico precoce do câncer de mama e dobrar a capacidade de exames mensais realizados na instituição. Atualmente, cerca de 150 mamografias são realizadas por mês, atendendo exclusivamente a demanda interna de pacientes em tratamento no hospital. Com a entrada em operação do novo aparelho, esse número será ampliado progressivamente até alcançar 1 mil no Outubro Rosa, 100% para a rede SUS. 

Ele foi adquirido com recursos destinados pela SES por meio da Resolução 8.891/2023, e contou com apoio dos deputados estaduais supracitados. O investimento é de R$ 1.203.313,00. 

Entre os outros equipamentos adquiridos, estão duas torres de videolaparoscopia, que permitem a realização de procedimentos com técnicas minimamente invasivas, proporcionando recuperação pós-cirúrgica melhor, além de menor tempo de internação. Oito perfuradores ósseos e dois arcos cirúrgicos também fazem parte deste pacote, financiado por meio do convênio nº 1321001384/2023 entre a SES e o Hospital da Baleia, com um investimento total de R$ 2.516.320,00. 

Para o Superintendente Técnico do Hospital da Baleia, Dr. Samar Musse Dib, os investimentos traduzem uma visão sobre a qualidade do serviço assistencial prestado pela instituição à população mineira, além de permitir melhorar e ampliar este cuidado com as pessoas. 

“O Hospital da Baleia, 100% SUS desde o ano passado, é uma importante frente de cuidado para com a população mineira. Esses investimentos vêm permitir que nós consigamos ofertar um serviço de qualidade a ainda mais pacientes”, comenta.  

Os investimentos devem impactar diretamente no atendimento de especialidades como oncologia, mastologia, ortopedia, cirurgia geral, entre outras. Em 2024, foram realizadas pelo Baleia mais de 20 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 400 mil exames, beneficiando a 37 mil pacientes.  

Posts Relacionados