Novo aparelho de Radioterapia do Hospital da Baleia permite novas tecnologias que conquistarão um tratamento mais rápido e com menos efeitos colaterais

Novo aparelho de Radioterapia do Hospital da Baleia permite novas tecnologias que conquistarão um tratamento mais rápido e com menos efeitos colaterais

No dia 18 de março, o Hospital da Baleia inaugurará o novo Acelerador Linear Varian Clinac CX na Unidade de Radioterapia da instituição. A ocasião contará com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de autoridades municipais, estaduais, corpo clínico e diretoria do Hospital da Baleia.

De acordo com o médico radio-oncologista do Hospital da Baleia, Marcos Regalin, o Acelerador Linear oferece tratamento de radioterapia por meio de feixes de fótons e elétrons ao visar a destruição de células cancerosas sobre regiões tumorais do paciente. O equipamento tem como objetivo controlar o crescimento tumoral e os sintomas relacionados às doenças oncológicas.

Ainda de acordo com o médico, com a aquisição de mais esse equipamento de radioterapia, o Hospital da Baleia, que atende uma média de 90 pacientes por dia, poderá atender cerca de 120 pacientes por dia. “Assim, poderemos reduzir a fila de espera e agilizar o início do tratamento que é crucial aos nossos pacientes”, afirma.  

De acordo com a enfermeira coordenadora da oncologia e radioterapia do Hospital da Baleia, Natalia Abbas, “o acelerador linear permite tratamento mais rápido, gerenciamento e otimização dos fluxos e processos internos, além de upgrades futuros”, conta.

A aquisição do aparelho contou com o auxílio do conselheiro do Hospital da Baleia à época em que ocupava a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.  

Já o segundo passo será um upgrade do aparelho e foi intermediado pelo Deputado Estadual Arlen Santiago por meio de verba de relatoria do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O upgrade visa incorporar ao Acelerador Linear do Hospital técnicas de radioterapia mais modernas, como a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT- Intensity-modulated Radiation Therapy), Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT – Volumetric Modulated Arc Therapy) e a Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT – Image Guided Radiation Therapy). 

Essas técnicas são conhecidas mundialmente e estabelecidas nos serviços de radioterapia no Brasil e no mundo. Com a aquisição das tecnologias IMRT, VMAT e IGRT, o Hospital da Baleia, que atende majoritariamente pacientes do SUS, ofertará uma radioterapia moderna e mais efetiva ao tratamento.

Além de diminuir os efeitos colaterais relacionados ao tratamento, as novas técnicas permitirão maior dose de radiação no alvo tumoral e a menor dose possível nos tecidos normais adjacentes ao alvo, melhorando o resultado do tratamento oncológico.

A inauguração respeitará todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!