O Baleia é Mobilidade e Inclusão 

Conheça projeto que busca promover ampliação de oportunidades com capacitação de pessoas com deficiência 

O Hospital da Baleia está lançando o Projeto Mobilidade e Inclusão para promover a integração no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.  

O projeto começa na primeira quinzena de outubro, com os primeiros 10 profissionais. Por três meses, eles passarão por treinamento e estágio em diversas áreas do Hospital e, ao fim do processo, poderão ser contratados em definitivo ou encaminhados a outras empresas no mercado de trabalho. 

O projeto vai permitir que essas pessoas se qualifiquem em oficinas ofertadas pelos colaboradores do próprio Hospital. Entre as oficinas estarão habilidades de administração, comunicação, recepção e relações interpessoais. 

Para a Coordenadora de Recursos Humanos do Hospital da Baleia e idealizadora do projeto, Graciela Cerqueira, “abrir essas oportunidades pode significar uma nova etapa na vida. Muitos acabam acreditando não serem capazes de ocupar uma vaga de trabalho por conta do preconceito imposto a eles, mas essa corrente tende a mudar isso para o futuro”, comenta. 

Ela explica que, às vezes, os próprios gestores tendem a ver os candidatos PCD com um olhar depreciativo, mas essas condições não devem ser relevantes na hora de definir uma contratação. “O que importa é a capacitação técnica e a aderência com o perfil da vaga. Somente por haver alguma deficiência não define o quanto essas pessoas podem contribuir numa organização”, afirma. 

A primeira turma começa em outubro, mas para 2025 o Baleia planeja outros ciclos de formação. 

Posts Relacionados