Os benefícios da cirurgia bariátrica

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e a obesidade atinge um a cada cinco pessoas, segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada no passado. De acordo com o levantamento, 55,7% dos entrevistados têm excesso de peso e quase 20% está obeso, o maior índice já registrado em todo o período.

Diante da dificuldade que tanta gente tem para emagrecer e de todos os perigos que a obesidade traz à saúde, a cirurgia bariátrica tornou-se o tratamento mais eficaz, quando realizada por equipe séria e capacitada. “O tratamento da obesidade grave somente com dieta e medicamentos apresenta resultados insatisfatórios. E, nos últimos anos, o avanço nas técnicas cirúrgicas e o desenvolvimento da laparoscopia impulsionaram a procura pela cirurgia bariátrica”, afirmou o Dr. Marcos Reis, superintendente clínico do Hospital da Baleia e coordenador do Centro de Cirurgia Bariátrica da Instituição e uma das referências desse tipo de procedimento no Estado. 

Dr. Marcos Reis, superintendente clínico do Hospital da Baleia e coordenador do Centro de Cirurgia Bariátrica da Instituição

O médico explica que a cirurgia é feita por videolaparoscopia – técnica minimamente invasiva, mais confortável para o paciente, com menores riscos e melhores resultados. Por isso, a cirurgia bariátrica é recomendada para melhor resolutividade nos casos graves. A cirurgia bariátrica é a melhor opção para pacientes com índice de massa corporal, o IMC, acima de 40, e para aqueles com IMC maior ou igual a 35, associado a pelo menos uma das 21 comorbidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. 

A bariátrica foi a escolha da paciente Niceia Cruz de Almeida, 34 anos. Ela fez a cirurgia na Clínica Mais Baleia e vem sendo acompanhada pela equipe do Dr. Marcos Reis. Nicéia conta que pesava 125 kg e a motivação para o procedimento veio quando começaram os problemas de saúde. “Eu tinha apneia, pressão alta, desgaste nas articulações, colesterol alto e muitos outros problemas de saúde que foram surgindo na medida em que eu ia engordando. Infelizmente eu não tinha disposição nem mesmo para tomar uma atitude”. “Sempre sonhei em fazer a cirurgia, mas não tinha coragem. Até que conheci o Dr. Marcos, que me passou confiança e me mostrou como a cirurgia é tranquila. Brinco com os meus amigos que fui tirar sangue e voltei, pois graças a Deus a minha recuperação foi muito tranquila”.

Referência em Saúde

O filantrópico Hospital da Baleia oferece 30 especialidades médicas e como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!