Hospital da Baleia e Instituto Mario Penna, com apoio do Sebrae, realizaram um encontro que celebrou um ano do Projeto HINOVA, que promove condições para aquisição de insumos em conjunto, gerando economia e eficiência na aplicação de recursos nos Hospitais 100% SUS.

Nos primeiros 12 meses de implementação do projeto, a parceria estabelecida demonstrou resultados positivos e concretos. Com cerca de 10% dos insumos utilizados pelos dois hospitais cadastrados no projeto, o resultado foi uma economia significativa de mais de R$ 1,6 milhão, evidenciando a eficiência da estratégia adotada e o potencial de ampliação da iniciativa, podendo se trasnformar em mais benefícios para pacientes do SUS.
Este encontro aconteceu no dia 16 de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerias (TCE – MG), órgão que validou a iniciativa. Presidentes, diretores, parceiros estratégicos e representantes de fornecedores se uniram em um momento de reconhecimento e compartilhamento dos principais avanços obtidos desde o lançamento do projeto.
O Diretor Executivo do Hospital da Baleia – Sr. Fábio Patrus falou sobre: “Estamos buscando transparência e eficiência e economicidade nos hospitais. Temos que quebrar esse isolamento dos hospitais, não só em Minas em vários lugares tem esse mito: ‘se trabalhar junto vou perder a competitividade’, isso é coisa de gestão antiga. Estamos focando no desenvolvimento setorial em pequenas e médias empresas e, isso aqui é um projeto que falei que ia desdobrar para as pequenas porque não tem pequenos negócios na área da saúde. A parceria entre Baleia, Mário pena e o Sebrae reforça algo que acreditamos profundamente. Quando instituições sérias, comprometidas e históricas unem forças, a transformação acontece de maneira mais rápida e mais sólida. Estamos falando de padronização, de processo de redução de custos.”

O Hinova foi criado para reduzir custos, padronizar processos e otimizar o uso dos recursos, promovendo mais eficiência, transparência e sustentabilidade na cadeia de suprimentos.
“Quando se fala de saúde. Não dá para esquecer da importância do Hospital da Baleia e do Instituto Mário Penna, principalmente quando se fala na questão oncológica, adulta e pediátrica. Sabemos que essas instituições enfrentam desafios diários.”, comenta o Conselheiro substituto do TCM-MG, Telmo Passarelli.
Com o suporte técnico do Sebrae Minas, por meio do Programa Central de Negócios, o projeto estruturou um modelo colaborativo de atuação em rede, promovendo sinergia entre equipes e fornecedores, ampliando a eficiência operacional e criando valor conjunto para as instituições envolvidas, com impacto positivo no fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais.
“Exemplificando, o Mário Pena compra mais de 10 milhões de reais de insumos e equipamentos por mês. Se comprarmos todo mês, o Baleia deve comprar quase isso também. Todo mês, uma economia, menos gastos. Precisamos avançar.” Disse o Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna.