O Hospital da Baleia é um local de acolhimento em todos os sentidos, inclusive para quem procura uma oportunidade de trabalho. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição realizou o Programa de Diversidade e Inclusão, que abriu vagas de aprimoramento profissional e capacitação para pessoas com deficiência.
A 2° edição do Movimento Diversidade e Inclusão, com vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD), uniu formação em diversas áreas, práticas hospitalares e assistência. Uma oportunidade única para desenvolver novas habilidades, receber capacitação e iniciar uma trajetória profissional em um hospital referência em Minas Gerais.
A pessoa participante deste movimento com duração de 3 meses teve acesso a treinamentos e cursos de capacitação nas áreas administrativa e de serviços, além de vivenciar um estágio prático com acompanhamento contínuo da equipe.

A Analista de Recursos Humanos Rafaela Nascimento falou sobre o Projeto: “A antiga diretora e coordenadora do RH, Graciela e Paula, que não estão mais no Baleia, foram elas que tiveram a ideia. Mas quisemos dar continuidade ao Projeto, seguindo a orientação do supervisor de Recursos Humanos, Augusto Walger. Fiz uma palestra sobre a diferença entre diversidade, equidade e inclusão. Um tema importante de abordar pois, destaca a diferença entre esses conceitos e ajuda a identificar ações concretas que tornam o dia a dia mais acessível e colaborativo para todos. É fundamental para criar um ambiente mais acessível, criativo e justo para todos os colaboradores, incluindo pessoas com deficiência.”
O programa com bolsa – auxílio, vale – transporte e refeição no próprio hospital também oferece a oportunidade de desenvolver novas competências em um ambiente inclusivo e acolhedor, com possibilidade de efetivação em cargos CLT após a conclusão.
A jornalista Jamile Versiani é outra das participantes do projeto e compartilhou um pouco sua experiência: “Participar desse programa está sendo uma experiência transformadora e muito gratificante. Comecei sem conhecer a rotina hospitalar e como tudo funcionava, mas, como jornalista, sempre carreguei a curiosidade de entender como essa área atua dentro do hospital. Ao longo do caminho tive palestras e vivências contribuíram profundamente para meu crescimento pessoal e profissional. Hoje, faço parte da equipe de Comunicação do Baleia, cercada por um time que me acolheu com carinho e me fez sentir pertencente desde o primeiro momento.”

O Hospital da Baleia segue firme no propósito de ampliar iniciativas como o Programa de Diversidade e Inclusão, criando cada vez mais oportunidades para que talentos diversos façam parte da instituição. Novas edições do projeto estão planejadas, com melhorias para continuar transformando os ambientes de trabalho em mais acolhedores, humanos e acessíveis, onde a inclusão deixa de ser discurso e se torna prática diária.