Projeto fotográfico busca empoderar mulheres em tratamento oncológico

Quinze mulheres poderosas farão um ensaio pelas lentes do fotógrafo Alexandre Rust. Todas elas são pacientes em tratamento oncológico no Hospital da Baleia e foram selecionadas para participar do ensaio, após se inscreverem no Ambulatório de Oncologia. O ensaio acontecerá no próximo dia 11, no Shopping Anchieta, e seguirá todos os protocolos de saúde.

Este será o 2° ensaio fotográfico com as pacientes do Hospital da Baleia e as fotos serão divulgadas em outubro deste ano, em uma exposição que acontecerá em comemoração ao Outubro Rosa. “A fotografia proporciona a todas essas mulheres um novo olhar e uma releitura sobre si mesma, em um momento de muita fragilidade. Esse momento do ensaio é um momento muito especial para mim e para todas elas”, afirmou o fotógrafo Alexandre Rust.

Ainda de acordo com o Rust, o projeto Poderosas busca romper as barreiras do preconceito e tabus causados pela doença, mostrando que a beleza da mulher não está na aparência física.

Todas as pacientes participarão pela primeira vez de um ensaio fotográfico. Além do Rust, outros profissionais fotógrafos – Gabriela Domenici, Guilherme Ferreira, Ana Rita, Leo Andrade, Luciana Simões, Giselle Costa, Nane Magalhães e Deborah Amaral – e maquiadores, também participarão de forma voluntária. Já a equipe de assistentes será composta pelas ‘Poderosas ’que participaram do primeiro ensaio fotográfico.

Projeto Poderosas

O projeto Poderosas surgiu em 2016, após Alexandre Rust vivenciar a luta da mãe contra um linfoma. Desde então, ele vem proporcionando a mulheres em tratamento oncológico, a oportunidade de resgatarem sua autoestima. Já são 12 edições do projeto e mais de 170 mulheres fotografadas.

As Poderosas do 1° ensaio serão auxiliares de fotografia nesta edição.

Referência em saúde, humanização, ensino e pesquisa

O Hospital da Baleia tem em seu DNA a tradição do ensino e pesquisa, já que foi uma das primeiras instituições a oferecer residência médica no país. A instituição dedica 95% de seu atendimento ao SUS e oferece cerca de 30 especialidades médicas. Como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!