Baleia é referência em segurança do paciente.

Anvisa classificou o Baleia com alta adesão às práticas de segurança do paciente no ano de 2019. Para OMS, o tema é uma prioridade global de saúde pública.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chancelou os protocolos de segurança do paciente implantados no Hospital da Baleia. Após avaliação do órgão, a instituição foi classificada com a máxima adesão às práticas de segurança do paciente no ano de 2019. O reconhecimento engrandece a imagem do Baleia, enfatiza sua preocupação para evitar possíveis erros, ressalta seu compromisso em fornecer uma assistência segura aos pacientes e reforça a credibilidade e a excelência na qualidade do serviço médico-hospitalar prestado.

Os incidentes associados ao cuidado de saúde, e, em particular, os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade nos sistemas de saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as estimativas mostram que em países mais desenvolvidos, até um em cada dez pacientes é prejudicado durante o atendimento hospitalar. O dano pode ser causado por uma série de incidentes ou eventos adversos, com quase 50% deles sendo evitáveis. Esse número pode ser ainda maior em países mais pobres. Dentre os riscos evitáveis, são comuns as quedas e lesões.

De acordo com a gerente de Enfermagem do Hospital da Baleia, Cynthia Lloyd, o trabalho realizado dentro da Instituição é contínuo, com reciclagem constante da equipe assistencial e reuniões para discutir casos de outros hospitais, visando a prevenção de situações parecidas. É o segundo ano que o Hospital é reconhecidos pela alta adesão. Em 2018, a Instituição foi também chancelada e só vem demonstrando o quanto é preocupada com a segurança de seus pacientes. 

“O paciente atendido em um hospital com alto índice de adesão às práticas de segurança é submetido a um tratamento mais seguro, com profissionais especializados e capacitados com foco na segurança da assistência. Isso é o que viabiliza a prestação de uma assistência de qualidade livre de danos desnecessários a sua saúde”, reforçou a gerente.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »

Faça parte da nossa rede de solidariedade!