Setembro Dourado alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

A primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos no Brasil é o câncer. Por isso, o mês de setembro é todo dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima-se mais de 8 mil novos casos da doença por ano nessa faixa etária.

O câncer infantil é aquele que se manifesta do nascimento até os 14 anos de idade. Já a faixa etária do juvenil é considerada a partir dos 15 anos, com variações do limite superior entre estudos e instituições de tratamento, geralmente oscilando entre 19 e 21 anos.

De acordo com o coordenador da oncologia pediátrica do Hospital da Baleia, Dr.Eduardo Ribeiro Lima, os três tipos de câncer mais comuns entre crianças e jovens são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), tumores no sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). Ele explica a importância de campanhas, como o Setembro Dourado.

“Campanhas como essa são muito importantes para dar visibilidade à doença e, principalmente, um alerta quanto ao diagnóstico precoce. Qualquer sintoma, suspeita deve acender um alerta. Por isso, importante que a família, professores, profissionais da saúde e todas as pessoas que tenham contato mais próximo com as crianças estejam atentos e bem informados sobre a doença”.

O Hospital da Baleia é referência no tratamento do câncer infantojuvenil pelo SUS e atende a pacientes de 88% dos municípios de Minas. Por ano, são realizadas no Baleia cerca de 3 mil procedimentos relacionados a Oncopediatria.

O oncologista pediátrico ainda ressalta as chances de sucesso no tratamento quando a doença é diagnosticada precocemente. “Quando a doença é descoberta no início, conseguimos oferecer um tratamento menos tóxico e invasivo e as chances de cura são maiores. Além de oferecer uma melhor qualidade de vida às crianças”.

Câncer infantojuvenil

A manifestação clínica dos tumores infantojuvenis pode não diferir muito de doenças benignas (sem maior gravidade) comuns nessa faixa etária. Muitas vezes, a criança ou o jovem está em condições razoáveis de saúde no início do adoecimento. Por esse motivo, o conhecimento do médico sobre a possibilidade de ser câncer é fundamental.

Alguns sinais e sintomas dos principais tipos de câncer infantojuvenil:


Leucemia

– Sangramentos nas gengivas e hematomas que não estejam relacionados a traumas;

– Palidez progressiva e apatia (podendo ser uma anemia);

– Febre prolongada sem origem definida.

Tumores no sistema nervoso central (SNC)

– Dores de cabeça acompanhadas de vômitos, pela manhã;

– Diminuição da força em braços e pernas.

Linfomas

– Ínguas na virilha, axila ou pescoço, sem explicação;

– Sudorese noturna excessiva;

– Febre prolongada sem origem definida.

Hospital da Baleia
O Hospital da Baleia é referência em Minas Gerais no atendimento oncológico adulto e pediátrico. Atende a 88% dos municípios do estado, sendo 95% via Sistema Único de Saúde, o SUS. Além da Oncologia adulta e pediátrica, há outros Centros de Referência, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria, com destaque para o Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), além de mais de outras 30 especialidades médicas.

Posts Relacionados

Um novo olhar para o câncer

Pelo 3º ano consecutivo, Hospital da Baleia e fotógrafo voluntário realizam ensaio para pacientes em tratamento oncológico Projeto Poderosas –

Leia mais »