Conheça mais da nossa história e saiba por que o Hospital da Baleia conta com você!

Veja como estamos há mais de 79 anos fazendo a diferença na sociedade mineira.

Quem Somos

Em 4 de julho de 1944, nasce uma das histórias mais bonitas de Belo Horizonte. Foi quando o industrial mineiro, Benjamin Ferreira Guimarães (1861/1948), seu filho, Antônio Mourão Guimarães, e o médico, Baeta Vianna, criaram a Fundação Benjamin Guimarães (FBG), mantenedora do Hospital da Baleia. A FBG é uma Instituição de direito privado de caráter beneficente, certificada como de utilidade pública nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Por não visar lucro, toda a verba arrecadada é, necessariamente, revertida para pagamentos dos serviços, melhorias na estrutura, atendimento e ampliação do cuidado.

A Fundação segue as regras do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), que atua na regulamentação direta das entidades do terceiro setor. Para mais informações, clique aqui e saiba tudo sobre a atuação do MPMG em fundações e entidades de interesse pessoal.

Ao longo de sua trajetória, a Fundação cresceu e acrescentou às suas atividades 3 segmentos de atuação que hoje atuam na manutenção da assistência de qualidade e o atendimento humanizado fornecido pelo Hospital: a filantropia em saúde, ensino e pesquisa e patrimônio fundiário.

A filantropia está no DNA da Instituição, refletindo o caráter e princípios de seu fundador de ajudar ao próximo por meio da saúde. O ensino nasceu da necessidade de formar novos médicos para atender às demandas da Ortopedia, à época, mas logo expandiu-se para a formação em outras especialidades médicas, trazendo também a pesquisa. E o patrimônio latifundiário se tornou essencial para preservar a fauna e a flora que rodeiam o Hospital.

Áreas de Atuação FBG:

Identidade Organizacional
FBG 2022/2030:

Propósito

Promover saúde de qualidade, com respeito ao ser humano e dedicação ao conhecimento.

Missão

Oferecer excelência em saúde na assistência, ensino e pesquisa.

Valores

Comprometimento, excelência em saúde, na assistência, ensino e pesquisa.

Diretoria e Conselho FBG

Conselho Curador FBG 2022 a 2024:

Júlia Guimarães Paes.
Júlia Guimarães Paes, Cláudia Mascarenhas Mourão, Gabriel Ferreira Pentgna Guimarães, Luiz Flávio Pentagna Guimarães, Tereza da Gama Guimarães Paes, Milton Nassau, Francisco de Assis Figueiredo, Hudson Lídio de Navarro, Ricardo Botelho Bicalho
Suely Maria Marques de Oliveira, Gideão José Pinto Oliveira, Mário Lúcio Gonçalves de Moura,

Diretoria:

Executivos:

Fundador

Benjamin Ferreira Guimarães nasceu em 17 de dezembro de 1861, na cidade de Santo Antônio de São João Acima, hoje com o nome de Igaratinga. Filho mais velho de Manoel Ferreira Guimarães e Maria Constância Moreira, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 13 anos com o intuito de trabalhar na firma Xavier e Gontijo, cujos proprietários eram os também mineiros Bernardo Xavier Rebelo e Domingos Gontijo.

Naquela época, as responsabilidades de Benjamin se resumiam em varrer o chão, arrumar as mercadorias e atender aos clientes. Mesmo assim, no tempo em que exerceu essa função, mostrou ser um funcionário de confiança e bastante competente. Seus patrões, ao perceberem tais qualidades, fizeram questão de estimulá-lo. Com o passar do tempo, Benjamin tornou-se vendedor.

Após dois anos de trabalho, decidiu voltar para Minas Gerais, mais precisamente para a cidade de Bom Sucesso. Lá, começou a trabalhar como vendedor, no comércio de Joaquim Machado da Silva Neto. A destreza de Benjamin despertou a atenção de seu chefe, que reconhecendo o valor de seu empregado, ofereceu-lhe sociedade. Assim, em 1880, a empresa passou a chamar-se Machado e Guimarães.

Na mesma época, Benjamin conheceu Maria Ambrosina e não demorou muito para que os dois se casassem. A união foi oficializada em 15 de dezembro de 1883. Ao longo do matrimônio, tiveram doze filhos, dos quais três faleceram ainda crianças e nove deram continuidade ao trabalho, à história e à vida deste grande homem. Segundo os familiares de Benjamin e Maria Ambrosina, eles tiveram 65 anos de uma união sólida, feliz e harmoniosa.

Com a sociedade prosperando, Benjamin pôde economizar o bastante para abrir seu próprio negócio. Criou então, a Casa Popular de Bom Sucesso, em 1889, um comércio onde vendia de tudo e alcançou rapidamente sucesso da comunidade. 

Benjamin queria apostar em novos caminhos e por isso investiu no setor têxtil. A oportunidade veio quando seu amigo Juca Fonseca o convidou para incorporarem juntos a Companhia Industrial de Valença. A inauguração aconteceu em 1906, na cidade de Valença, situada no estado do Rio de Janeiro. A Companhia era uma grande indústria para a época, equipada com os maquinários mais sofisticados e importados da Inglaterra.

Ali, começava a se consolidar a trajetória de sucesso de Benjamin Ferreira Guimarães. Depois do grande impacto desse empreendimento, outros iriam surgir e entrar para história desse importante industrial. Um dos feitos que demonstra sua visão empreendedora foi inaugurar a navegação fluvial no Brasil, na segunda metade da década de 1920. Com a aquisição do vapor Benjamin Guimarães, que navegava o Rio Mississipi, EUA, foi possível levar os tecidos que produzia em suas fábricas, subindo o Rio São Francisco, saindo de Pirapora (MG), até Juazeiro (BA), e de lá trazer o algodão, matéria prima para suas indústrias.

Desde o começo, ajudar o próximo sempre esteve bastante presente na vida de Benjamin. Ele sempre deixou claro que acumular dinheiro não era o seu fim. Por isso, aos 60 anos, após distribuir metade de sua fortuna entre seus filhos, decidiu cuidar de outros “filhos” espalhados pelo mundo, zelando pelas crianças pobres, cuidando da saúde e da educação delas, o que fez por 26 anos, até a sua morte. Benjamin desenvolveu um sistema justo e seguro para melhor garantir a perenidade das obras sociais que apoiava. Diante das inúmeras solicitações que recebia, ele pedia ao interessado que abrisse uma subscrição pública e garantia cobrir com o dobro o valor arrecadado pela comunidade. Assim, certificava-se de que a obra seria estável, continuando a ser zelada com o apoio e envolvimento da comunidade local.

Portanto, antes mesmo da Fundação Benjamin Guimarães, seu fundador já fazia suas doações a instituições de saúde e de ensino para crianças carentes. Ainda em 1925, ele construiu um orfanato para meninas em Bom Sucesso e, posteriormente, contribuiu financeiramente com a construção de 146 obras sociais, como Santas Casas, orfanatos, escolas e asilos em Minas e em 4 outros Estados.

Início de Tudo

A história da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia data em 4 de julho de 1944. A antiga Fazenda do Baleia, na mata que leva o mesmo nome, foi cedida pelo então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, a Benjamin. Juntamente com seu filho, Antônio Mourão Guimarães e do médico e amigo, Baeta Vianna, Benjamin viabilizou, através da doação de 20 milhões de cruzeiros, a criação do hospital que foi construído como parte da Cruzada Mineira contra a Tuberculose.

⦁ A primeira construção, hoje a Unidade Antônio Mourão, recebia até 600 crianças filhas de pais tuberculosos, que ali recebiam todo o amparo possível. As crianças doentes eram encaminhadas para a Unidade Hospitalar Maria Ambrosina, onde 250 delas recebiam o tratamento.

Com o passar do tempo, o Hospital da Baleia especializou-se no atendimento cirúrgico e ortopédico. Na década de 50, passou a ser referência em Ortopedia no país. Gradativamente, nas décadas seguintes, o Hospital ampliou a sua atuação oferecendo várias especialidades médicas. 

A instituição foi uma das primeiras de Belo Horizonte a estabelecer parceria com o poder público, em 1987, passando a atender por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), implantado no país no ano seguinte.
Segundo a diretora-presidente da FBG desde 2001, Tereza da Gama Guimarães Paes, (ver supressão) as características que permitiram ao Baleia essa longevidade são a boa reputação, a credibilidade e a capacidade da instituição em atrair bons parceiros para cumprir a missão de proporcionar assistência hospitalar de qualidade e humanizada, incentivar o ensino, a pesquisa e cumprir sua função social e beneficente. 

Atualmente, o Complexo Hospitalar é composto pelas Unidades Maria Ambrosina, Baeta Viana, Antônio Mourão Guimarães, Núcleo Médico, antiga Unidade Antônio Chagas Diniz e o Centro de Radioterapia, que completa o tratamento de pacientes oncológicos com equipamentos de ponta. ponta.

1944

Descrição da imagem
Criação da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia.

1950

Descrição da imagem
O Baleia tornou-se referência nacional em Ortopedia com o tratamento do pé torto congênito.

1966

Descrição da imagem
O médico Antônio Chagas Diniz torna-se presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia.

1971

Descrição da imagem
Célia Guimarães Diniz assume a Presidência da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia.

1977

Descrição da imagem
Surge no Baleia o 1º curso de pós-graduação para médicos do Brasil, nos moldes da residência médica atual (através do Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977).

1982

Descrição da imagem
Nasce a rede de Amigos da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, com o objetivo de concentrar as ações de humanização e voluntariado e captar recursos não operacionais para a instituição.

1982

Descrição da imagem
Também em 1982, o Baleia inaugura o serviço de Oncologia para atender aos pacientes adultos.

1984

Descrição da imagem
O Baleia deixou de atender exclusivamente crianças e passou a ser hospital geral.

1990

Descrição da imagem
A instituição foi uma das primeiras de BH a estabelecer parceria com o poder público, nesse ano, passando a atender pelo Sistema Único de Saúde, implantado no país em 1990.

1990

Descrição da imagem
É criado o fundo da infância e Adolescência, grande aliado do Baleia para manter a qualidade do atendimento prestado aos pacientes pediátricos em risco social.

1991

Descrição da imagem
Criação do setor de Hemodiálise do Hospital.

1994

Descrição da imagem
A fundação Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia completa 50 anos.

1999

Descrição da imagem
A bisneta do Coronel Benjamin Ferreira Guimarães, Tereza da Gama Guimarães Paes, assume a Diretoria-Financeira da fundação, ao lado de sua tia Célia.

1999

Descrição da imagem
Residências médicas que já eram praticadas no Baleia, como Ortopedia e Pediatria, foram credenciadas no MEC, fortalecendo a vocação do Hospital para o ensino e a pesquisa.

2000

Descrição da imagem
A primeira Brinquedoteca do Hospital é instalada na ala de Internação Infantil.

2001

Descrição da imagem
Tereza Guimarães Paes assume a presidência da Fundação.

2001

Descrição da imagem
Foi promovido o primeiro Jantar dos Amigos do Baleia.

2003

Descrição da imagem
Criação do Núcleo de Ensino e Pesquisa para cuidar de estágios, residências, especializações e trabalhos científicos na instituição.

2003

Descrição da imagem
A Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia passa a atender pacientes oncológicos pediátricos.

2004

Descrição da imagem
É inaugurado o Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare).

2005

Descrição da imagem
Início da parceria com a Drogaria Araujo - Doe seu Troco.

2012

Descrição da imagem
Lançamento do site de Voluntariado Digital amigosdobaleia.org.br.

2012

Descrição da imagem
Criação do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica - medida provisória 563/2012).

2013

Descrição da imagem
Inauguração do Centro de Radioterapia.

2014

Descrição da imagem
A fundação completa 70 anos.

2015

Descrição da imagem
Inauguração da ala para convênios privados de saúde.

2016

Descrição da imagem
Início da parceria com o EPA Supermercados - Doe seu Troco.

2017

Descrição da imagem
Inauguração do Núcleo Médico (ambulatório) para pacientes SUS.

2018

Descrição da imagem
Inauguração da Clínica Mais Baleia para pacientes particulares no Barreiro.

2019

Descrição da imagem
Comemoração dos 75 anos da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia.

2020

Descrição da imagem
15 anos de parceria com a Drogaria Araujo.

Faça parte da nossa rede de solidariedade!